Marcelo del Pozo/Reuters
Marcelo del Pozo/Reuters

Rafael Nadal arrasa Richard Gasquet e faz 1 a 0 para Espanha na Copa Davis

No saibro, espanhol não deu chance ao francês e marcou 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/0 e 6/1

AE, Agência Estado

16 de setembro de 2011 | 09h42

Seis vezes campeão de Roland Garros, Rafael Nadal voltou a justificar a sua fama de rei do saibro nesta sexta-feira. Atuando no seu piso predileto, em Córdoba (ESP), o tenista número 2 do mundo arrasou Richard Gasquet por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/0 e 6/1, e abriu 1 a 0 para a Espanha sobre a França na semifinal do Grupo Mundial da Copa Davis.

Vice-campeão do US Open na última segunda-feira, quando caiu por 3 sets a 1 diante do sérvio Novak Djokovic, Nadal minou qualquer chance de vitória para Gasquet, que voltou a comprovar a fama de freguês do tenista espanhol. Essa foi a sua décima derrota em dez jogos contra o adversário, sendo a terceira apenas neste ano, no qual caiu em dois sets nos Masters 1.000 de Montecarlo e Roma.

Após mais um triunfo de Nadal sobre o atual 15.º colocado do ranking da ATP, a Espanha terá a chance de abrir 2 a 0 sobre a França no confronto entre o local David Ferrer e Gilles Simon, também programado para esta sexta-feira.

Para voltar a bater Gasquet com facilidade, Nadal exibiu amplo domínio no saque, com o qual não cedeu nenhuma oportunidade de quebra ao francês durante todo o jogo e ganhou 79% dos pontos que disputou quando utilizou o seu primeiro serviço. Para completar, o espanhol aproveitou sete das 16 chances que teve de converter break points.

O triunfo sobre Gasquet fez Nadal também ampliar o ótimo retrospecto que ostenta na Copa Davis. Agora ele acumula 16 vitórias seguidas em jogos de simples da competição, na qual só perdeu uma vez, em sua partida de estreia, quando caiu diante do checo Jiri Novak em 2004.

Após abrir com vitória para a Espanha o duelo com a França, Nadal deve voltar a jogar agora apenas no domingo, para quando está escalado para encarar Gilles Simon no primeiro jogo do terceiro dia de jogos com os franceses. Para este sábado, o capitão espanhol Albert Costa escolheu Feliciano Lopez e Fernando Verdasco para enfrentar Michael Llodra e Jo-Wilfried Tsonga no confronto de duplas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.