Georgios Kefalas/AP
Georgios Kefalas/AP

Roger Federer supera Dimitrov por 2 sets a 0 e vai à semifinal na Basileia

Será a primeira semifinal do suíço desde julho, quando foi eliminado por Federico Delbonis em Gamburgo

AE, Agência Estado

25 de outubro de 2013 | 18h25

BASILEIA - O suíço Roger Federer deixou de lado a péssima fase que atravessa na atual temporada e garantiu classificação para as semifinais do Torneio da Basileia, que está sendo disputado nesta semana na Suíça. Cabeça de chave número 3, ele confirmou seu favoritismo diante do búlgaro Grigor Dimitrov e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6 (7/2), em 1h31min. Esta será a primeira semifinal de Federer em um torneio do circuito desde julho, quando foi eliminado pelo argentino Federico Delbonis em Hamburgo. O suíço busca aquela que seria apenas sua segunda conquista em 2013, já que o único troféu levantado por ele no ano foi em Halle, na Alemanha, em junho.

Apesar da classificação, Federer esteve ameaçado em diversos momentos nesta sexta, sendo que teve que salvar nove dos dez break points que cedeu. O suíço, no entanto, soube aproveitar melhor as oportunidades que teve, quebrou em três das cinco oportunidades que teve e conseguiu a vitória. Depois de passar pelo cabeça de chave número 8 do torneio, Federer terá pela frente na semifinal uma das surpresas da temporada, o canadense Vasek Pospisil. O 40.º colocado do ranking da ATP passou nesta sexta pelo croata Ivan Dodig por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (13/11) e 6/4.

Na outra semifinal está o principal favorito da competição. O argentino Juan Martín del Potro se classificou nesta sexta-feira ao bater o francês Paul-Henri Mathieu com certa facilidade, por 2 sets a 0, com duplo 6/4. A vitória deixou o tenista mais perto do bicampeonato, já que foi campeão na Basileia no ano passado. Para avançar à decisão, o número 5 do mundo precisará passar por outro francês. Maior zebra do torneio, Edouard Roger-Vasselin, 65.º do ranking, derrotou nesta sexta o alemão Daniel Brands por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6 e 6/3, e avançou à semifinal.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.