Marcelo Ruschel/Divulgação
Marcelo Ruschel/Divulgação

Rússia surpreende e escala Igor Andreev contra Thomaz Bellucci

Tenista número 1 do Brasil enfrentará apenas o 81.º do ranking mundial na Copa Davis

Giuliander Carpes, Agência Estado

15 de setembro de 2011 | 08h38

KAZAN - O capitão russo Shamil Tarpischev surpreendeu na escalação da equipe para o primeiro dia de jogos contra o Brasil na repescagem da Copa Davis. Colocou Igor Andreev, 81.º do ranking mundial, como número 2 do time. Isso significa que o jogador, um especialista em saibro e quadras mais lentas, será o adversário do melhor jogador brasileiro, Thomaz Bellucci (38.º do mundo), nesta sexta-feira. Ricardo Mello (120.º) desafia Mikhail Youzhny (32.º) na abertura do confronto, às 8 horas (de Brasília), na Academia de Tênis de Kazan.

A mudança, em tese, é benéfica para o Brasil. João Zwetsch, capitão da equipe brasileira, esperava que o forte e perigoso Dmitry Tursunov, 41.º do ranking, fosse o adversário de Bellucci no primeiro dia. O número 1 brasileiro já enfrentou Andreev uma vez no circuito e venceu, por 2 sets a 0 (6/4 e 7/5), na campanha do seu primeiro título, no saibro de Gstaad, na Suíça.

"O Tursunov era um adversário mais perigoso porque vem retomando o seu melhor jogo nos últimos meses. De qualquer forma, eles têm uma equipe forte e o Andreev também é um rival difícil, até porque a quadra está mais lenta e ele é um jogador que se adapta bem a essas condições", avaliou Zwetsch.

Os russos preferiram poupar Tursunov, já que ele formará dupla com Igor Kunitsyn no segundo dia e poderia não ter condições físicas suficientes para suportar a carga de jogos. "Tursunov não tem treinado tanto e dificilmente aguentaria estar em quadra durante os três dias de confronto", disse Tarpischev. A decisão também foi influenciada pela condição da quadra em Kazan, mais lenta do que se esperava de um carpete em estádio coberto.

No domingo, Bellucci enfrenta Youzhny no primeiro jogo e na sequência Mello encerra o confronto com Andreev. Os capitães podem, no entanto, alterar a escalação dos tenistas. Os russos têm mais opções, já que tanto Tursunov quanto Kunitsyn são bons jogadores de simples e podem entrar em quadra para alterar algum panorama desfavorável.

Confira a programação do confronto:

Sexta-feira (16/9)

8h - Ricardo Mello x Mikhail Youzhny

Na sequência - Thomaz Bellucci x Igor Andreev

Sábado (17/9)

7h - Bruno Soares e Marcelo Melo x Igor Kunitsyn e Dmitry Tursunov

Domingo (18/9)

6h - Thomaz Bellucci x Mikhail Youzhny

Na sequência - Ricardo Mello x Igor Andreev

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.