
28 de janeiro de 2016 | 09h38
A norte-americana Serena Williams segue firme na busca pelo seu sétimo título do Aberto da Austrália. Nesta quinta-feira, a número 1 do mundo avançou à decisão ao massacrar a polonesa Agnieszka Radwanska e agora terá pela frente, no próximo sábado, a alemã Angelique Kerber, que freou a zebra britânica Johanna Konta na outra semifinal.
Em apenas 1 hora e 4 minutos, Serena superou Radwanska, a quarta colocada no ranking da WTA, por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/4, na Rod Laver Arena, que esteve com o seu teto fechado, em razão das chuvas em Melbourne.
Djokovic alcança sexta final na Austrália
Serena teve atuação impressionante no primeiro set diante de Radwanska, quando aplicou um "pneu" na polonesa. A número 1 do mundo disparou 18 winners e cometeu somente quatro erros não-forçados diante da adversária, que só conseguiu uma bola vencedora e perdeu o seu saque três vezes.
O segundo set da semifinal foi mais equilibrado. Serena continuou sendo bem mais agressiva, tanto que fez oito aces e disparou 24 winners, contra apenas três de Radwanska, mas também passou a falhar mais, tendo cometido 13 erros não-forçados, nove a mais do que a polonesa. Ainda assim, conseguiu vencer.
A número 1 do mundo conseguiu uma quebra de saque logo no terceiro game, mas permitiu a reação de Radwanska, que a devolveu no sexto game. Serena, porém, voltou a se impor no nono game, garantindo a sua passagem à final do Aberto da Austrália na sequência.
Com isso, no sábado, Serena vai buscar seu sétimo título em Melbourne, tendo vencido todas as finais anteriores que disputou - 2003, 2005, 2007, 2009, 2010 e 2015. E, em caso de nova vitória, será campeã de um dos torneios do Grand Slam pela 22ª vez, igualando a segunda maior vencedora desse tipo de competição, a alemã Steffi Graf.
Além disso, Serena tentará assegurar o 70º título da sua carreira. Para isso, porém, vai precisar bater a alemã Angelique Kerber, uma novata em decisões dos torneios do Grand Slam e contra quem está em vantagem de 5 a 1 no confronto direto.
Número 6 do mundo, Kerber avançou à decisão ao bater Konta, 47ª colocada no ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/2, em 1 hora e 22 minutos. Assim, encerrou a surpreendente campanha da oponente, que foi a primeira britânica a avançar às semifinais de um Grand Slam desde a edição de 1983 do US Open.
Nesta quinta, Kerber se aproveitou dos vários erros de Konta - foram 20 apenas no primeiro set - para abrir 3/0 com duas quebras de serviço. Porém, a britânica reagiu e venceu quatro games seguidos para voltar ao jogo, fazendo 4/3. Só que a alemã conseguiu uma quebra de serviço decisiva no 11º game e depois confirmou o seu saque, fazendo 7/5.
No segundo set, Konta seguiu errando muito e Kerber se aproveitou. A alemã iniciou a parcial com uma quebra de saque, converteu mais um break point no quinto game e, sem vacilar, fechou a parcial em 6/2 e o jogo em 2 a 0, avançando à final do primeiro Grand Slam da temporada. Agora, tentará superar Serena e faturar o oitavo título da sua carreira.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.