Anja Niedringhaus/AP
Anja Niedringhaus/AP

Serena vence Sharapova e vai às quartas em Wimbledon

Tenista norte-americana tem boa atuação e bate a rival russa por 2 sets a 0, com 7/6 (11/9) e 6/4

AE, Agência Estado

28 de junho de 2010 | 13h27

Em mais um clássico do tênis feminino realizado nesta segunda-feira em Wimbledon depois do duelo entre as belgas Justine Henin e Kim Clijsters, a norte-americana Serena Williams venceu a russa Maria Sharapova por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (11/9) e 6/4, e se garantiu nas quartas de final do tradicional torneio de Grand Slam disputado em quadras de grama.

Com o resultado, Serena irá jogar por um lugar na semifinal contra a chinesa Na Li, nona cabeça de chave, que nesta segunda superou a polonesa Agnieszka Radwanska por 2 sets a 0.

Cabeça de chave número 1 e líder do ranking mundial, Serena confirmou o seu favoritismo e ampliou a vantagem que tem no retrospecto diante de Sharapova. Agora, são seis vitórias da norte-americana, contra apenas duas da russa, sendo uma delas na final de Wimbledon de 2004. Na ocasião, o jogo vencido por Sharapova, na época com 17 anos de idade, marcou o primeiro confronto entre as duas tenistas em piso de grama e o último na superfície até o duelo desta segunda.

Para ganhar mais uma vez de Sharapova, Serena mostrou grande eficiência no saque, com 19 aces e 84% de aproveitamento dos pontos disputados com o seu primeiro serviço. Além disso, exibiu competência no fundo de quadra, com 31 winners, contra apenas 14 da musa russa, que esteve deficiente no saque - cometeu 7 duplas faltas e fez apenas 3 aces. Nos erros não-forçados, houve equilíbrio, com 17 cometidos pela norte-americana e 18 pela tenista da Rússia, assim como Serena aproveitou as duas chances que teve para quebrar o saque da adversária. Sharapova, por sua vez, venceu no serviço da rival no único break point que teve a seu favor no duelo.

No outro confronto encerrado na final da programação da chave feminina de simples de Wimbledon, a estoniana Kaia Kanepi venceu a checa Klara Zakopalova por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4, e avançou às quartas de final. Com isso, jogará por uma vaga na semifinal contra a checa Petra Kvitova, que nesta segunda surpreendeu a dinamarquesa Caroline Wozniacki, terceira cabeça de chave de Wimbledon, com uma vitória por 6/2 e 6/0.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.