14 de novembro de 2010 | 15h06
Soderling, quarto cabeça-de-chave e duas vezes vice-campeão do Aberto da França, foi simplesmente muito bom para Monfils e arrancou uma incontestável vitória ganhando por 7-1 o tiebreak do segundo set.
Sua combinação de força bruta e ritmo provou ser boa demais para o francês segurar, que sofreu sua segunda derrota consecutiva numa final em Bercy.
Apoiado por uma multidão de 14.500 espectadores, Monfils em nenhum momento pareceu sentir a força que o ajudou a derrubar o 16 vezes campeão de Grand Slams Roger Federer no sábado.
Soderling não demonstrou fraqueza durante os 77 minutos que durou o encontro na quadra de piso rápido onde consquistou seu sexto título em torneios da ATP.
Monfils concedeu uma quebra handed Soderling no quarto game, ao falhar em um voleio rotineiro e o sueco manteve o serviço no game seguinte para abrir uma vantagem de 4-1.
Ele manteve a pressão sobre Monfils e quebrou novamente o serviço do francês com uma soberba bola cruzada antes de vencer o primeiro set com um forehand após 26 minutos.
Soderling, cuja carreira deu um grande salto quando ele chegou à final do Aberto da França no ano passado, não encarou um break point sequer, numa disputa de um lado só.
Monfils, no entanto, resistiu bem no segundo set enquanto o percentual de aproveitamento do primeiro saque de Soderling caiu, mas o sueco aos poucos retomou as ações no tiebreak para fechar a partida em uma subida à rede, caindo de costas para comemorar.
Ele agora segue para Londres, onde serão disputadas as finais da ATP a partir de 21 de novembro, na O2 Arena.
(Editado por Pritha Sarkar)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.