14 de setembro de 2012 | 15h57
Ao contrário do líder do ranking, que só precisou de 3 sets para vencer Thiemo de Bakker, Wawrinka precisou se esforçar para superar o rival holandês. Abusou dos erros (foram 40 durante toda a partida) e chegou a perder um set. Apesar do trabalho, confirmou o favoritismo e colocou a Suíça com ampla vantagem na série melhor-de-cinco.
Com o placar de 2 a 0, os suíços só precisam de mais uma vitória para confirmar a triunfo no confronto e a vaga no Grupo Mundial da Davis. Esta vitória poderá vir neste sábado na partida de duplas. Campeões olímpicos em 2008, Federer e Wawrinka são os favoritos para o terceiro jogo da série.
Em outro duelo da repescagem, a Bélgica também abriu 2 a 0 nesta sexta. Steve Darcis e David Goffin venceram Michael Ryderstedt e Andreas Vinciguerra, respectivamente, ambos por 3 sets a 0.
Alemanha e Austrália empataram por 1 a 1 no primeiro dia de disputas. Mesmo jogando fora de casa, em Hamburgo, os australianos saíram na frente, com a vitória de Bernard Tomic sobre Cedrik-Marcel Stebe por 3 a 1. Na sequência, Florian Mayer empatou o duelo ao bater o ex-número 1 Lleyton Hewitt por 3 a 0.
Também ficaram empatados os confrontos entre Japão e Israel e Casaquistão contra Usbequistão. Depois do triunfo do japonês Go Soeda na abertura do duelo, o israelense Amir Weintraub venceu a segunda partida do dia e igualou o marcador, em Tóquio.
Na cidade casaque de Astana, os visitantes começaram na frente, com o triunfo de Denis Istomin sobre Evgeny Korolev por 3 sets a 2. O empate veio logo na sequência. Mikhail Kukushkin bateu Farrukh Dustov por 3 a 1 e empolgou a torcida local.
Ainda nesta sexta, a Itália abriu vantagem sobre o Chile em Nápoles com a vitória de Andreas Seppi sobre Guillermo Hormazabal por 3 a 0. O segundo duelo do dia, entre Fabio Fognini e Paul Capdeville, foi interrompido no início do quinto set, por falta de luz natural. A placar estava empatado em 1/1 na quinta parcial.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.