Thiago Alves derrota Pavel e avança em Wimbledon

O paulista Thiago Alves conquistou nesta terça-feira a primeira vitória de um tenista brasileiro em torneios do Grand Slam na temporada. Em sua estreia na grama de Wimbledon, ele superou o experiente romeno Andrei Pavel em jogo de cinco sets, com parciais de 6/3, 2/6, 6/1, 2/6 e 6/1.

AE, Agencia Estado

23 de junho de 2009 | 14h08

Alves foi derrotado na última rodada do qualifying e só entrou na chave principal porque o espanhol Rafael Nadal, líder do ranking da ATP, desistiu do evento alegando tendinite nos joelhos. O brasileiro aproveitou bem a chance como "lucky loser". Com a vitória sobre Pavel, garante 70 pontos no ranking, e deve melhorar sua atual 118ª colocação.

A partida desta terça-feira foi marcada por muitas oscilações no jogo dos tenistas, o que explica o fato de nenhum dos sets ter terminado com vantagem inferior a três pontos. Na quinta parcial, fez diferença a intensidade e o preparo físico do brasileiro, de 27 anos. Pavel, de 35 anos, tenta retornar ao circuito após anunciar aposentadoria.

A vitória sobre o romeno foi apenas a terceira de Thiago Alves em torneios do Grand Slam, e a primeira fora do US Open. Nos Estados Unidos, ele venceu Mariano Zabaleta em 2006, e Paul Capdeville em 2008. No ano passado, aliás, o brasileiro foi adversário do campeão Roger Federer na segunda rodada, e perdeu por 6/3, 7/5 e 6/4.

Na segunda rodada de Wimbledon, Thiago Alves terá pela frente o vencedor do confronto entre o norte-americano Bobby Reynolds e o francês Gilles Simon, cabeça-de-chave número 8. Ambos não têm grande história na grama do All England Club - jamais foram além da terceira rodada.

Tudo o que sabemos sobre:
tênisWimbledonThiago Alves

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.