
08 de maio de 2016 | 16h22
O brasileiro Thiago Monteiro venceu o argentino Carlos Berlocq neste domingo por 2 sets a 1 - com parciais de 4/6, 6/4 e 6/1, em 1 hora e 57 minutos de jogo - e conquistou o título do Torneio de Aix en Provence, na França. Foi a primeira vez que o cearense de 21 anos se sagrou campeão de um torneio challenger.
Atual 189.º colocado do ranking da ATP, ele somará 110 pontos e alcançará um posto entre o Top 150 nesta segunda-feira. Entre os brasileiros, ele ficará atrás apenas de Thomaz Bellucci e Rogério Dutra Silva. Na próxima semana, Thiago Monteiro disputa o challenger de Bordeaux, novamente na França, e faz a estreia contra o local Adrian Mannarino, 80.º do mundo. Na outra semana, jogará o qualifying de Roland Garros.
Forças Armadas estão preparadas para Jogos
Com essa conquista, Monteiro vai construindo uma ótima temporada em 2016, já que somou vitórias expressivas em torneios ATP. No Rio Open, ele venceu o francês Jo-Wilfried Tsonga, antes de cair nas oitavas de final. Já no Brasil Open, em São Paulo, ele superou os espanhóis Nicolás Almagro e Daniel Muñoz e avançou até as quartas. Nas duas competições, foi eliminado pelo uruguaio Pablo Cuevas.
Com um início de jogo consistente, o brasileiro conseguiu abrir 4/1 no primeiro set. No entanto, Thiago Monteiro não conseguiu manter a constância e viu Carlos Berlocq vencer cinco games seguidos para vencer a parcial. Já na sequência, o tenista cearense soube aproveitar os seus saques, cedendo apenas cinco pontos ao adversário no seus cinco games de serviço. A quebra do brasileiro veio com o placar em 5/4, após três set points.
No último set, o argentino de 33 anos não aguentou o ritmo pesado da partida. Após uma quebra para cada lado logo no início e Thiago Monteiro assumindo a ponta em 3/1, Carlos Berlocq pediu atendimento médico. Depois, o brasileiro conseguiu mais uma quebra de serviço e sacou para o título demonstrando nervosismo ao cometer uma dupla falta e um erro não forçado nos primeiros match points que teve. O terceiro, porém, ele não desperdiçou e garantiu o troféu em Aix en Provence.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.