Fábio Sétimo/Fotoarena
Fábio Sétimo/Fotoarena

Thomaz Bellucci bate russo e amplia vantagem do Brasil na Copa Davis

Tenista vence Teymuraz Gabashvili por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6, 6/0 e 7/6 (7/4)

AE, Agência Estado

14 de setembro de 2012 | 20h33

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - Thomaz Bellucci sofreu nesta sexta-feira, mas garantiu o segundo ponto do Brasil no confronto com a Rússia, pela repescagem da Copa Davis. O brasileiro venceu Teymuraz Gabashvili por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6, 6/0 e 7/6 (7/4), em 3h18min de duração, no saibro de São José do Rio Preto.

Com a vitória, o Brasil praticamente encaminhou sua vaga no Grupo Mundial da Davis em 2013. Ao liderar a série melhor-de-cinco por 2 a 0, os brasileiros estão a apenas um triunfo de fechar o confronto, devolvendo a derrota sofrida no ano passado para os mesmos russos.

O terceiro ponto do Brasil pode vir neste sábado, na partida de duplas. Marcelo Melo e Bruno Soares, campeão na chave de duplas mistas no US Open, vão enfrentar Alex Bogomolov Jr. e o jovem Stanislav Vovk, de 21 anos.

Antes do jogo entre Bellucci e Gabashvili, Rogério Dutra Silva surpreendeu ao derrotar Igor Andreev na abertura do confronto. O brasileiro vencia por 2 sets a 0 quando o russo alegou dores no ombro para desistir da partida.

Motivado pela vitória do compatriota, Bellucci começou melhor que o rival e abriu 2/0 antes de fechar o truncado set inicial por 6/3. A segunda parcial foi mais equilibrada até Gabashvili aproveitar um vacilo do brasileiro e vencer o set, empatando o jogo.

Depois do susto, Bellucci aumentou o ritmo no terceiro set e aplicou um "pneu" no rival. Mais incisivo, contou com seguidos erros do rival para obter três quebras de saque em sequência e fechou a parcial em 6/0.

O duelo voltou a ficar equilibrado no quarto set. Bellucci chegou a ter cinco chances para quebrar o saque do russo, mas não teve sucesso. Gabashvili não ameaçou o serviço do brasileiro e forçou o tie-break. Bellucci, então, elevou o nível da disputa e se impôs em quadra, fechando o jogo no primeiro match point.

Tudo o que sabemos sobre:
tênisCopa DavisBellucciGabashvili

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.