Daron Dean/Reuters
Daron Dean/Reuters

Thomaz Bellucci vai à rodada final do qualifying para o Aberto da Austrália

Brasileiro vai disputar uma vaga na chave principal do 1.º Grand Slam do ano com Taro Daniel

Agência Estado

09 de janeiro de 2014 | 08h41

MELBOURNE - O brasileiro Thomaz Bellucci esteve muito próximo de ser eliminado na segunda rodada do qualifying do Aberto da Austrália, mas deu a volta por cima e ficou a uma vitória da classificação para o primeiro Grand Slam da temporada. Nesta quinta-feira, o número 125 do mundo derrotou o austríaco Martin Fischer, 194º colocado no ranking da ATP, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 10/8, em 2 horas e 20 minutos.

Bellucci não se saiu bem no primeiro set, quando cometeu 16 erros não-forçados. O brasileiro também não conseguiu converter o único break point que teve na parcial e viu Fischer aproveitar uma das cinco chances que teve para quebrar o seu saque. Assim, o austríaco largou na frente ao vencer por 6/4.

No segundo set, Fischer ficou perto da vitória ao conseguir uma quebra de serviço e abrir 3/2. Bellucci, então, reagiu. O brasileiro aproveitou os dois break points que teve na parcial e, vencendo quatro games seguidos, fechou o set em 6/3.

E Bellucci manteve o embalo no começo da terceira parcial, abrindo 2/0 com uma quebra de saque. Fischer, porém, a devolveu no oitavo game e chegou a ter três match points no 12º. O brasileiro se safou e conseguiu uma decisiva quebra de serviço no 17º game. Em seguida, confirmou o seu saque e fechou a parcial em 10/8 e o jogo em 2 sets a 1.

Bellucci terminou o duelo com 13 aces, seis duplas faltas, venceu 72% dos pontos disputados no seu primeiro serviço, teve 43 winners e cometeu 49 erros não-forçados diante de Fischer.

Agora, Bellucci vai disputar uma vaga na chave principal do Aberto da Austrália com o japonês Taro Daniel, número 240 do mundo, que passou pelo chileno Paul Capdeville (6/0 e 6/4) nesta quinta.

Neta sexta-feira, o Brasil volta às quadras em Melbourne com André Ghem, número 226 do mundo, que vai enfrentar o lituano Ricardas Barankis, 130º colocado no ranking, pela segunda rodada do qualifying. Ele ainda precisa de duas vitórias para assegurar presença na chave principal.

Se Bellucci e Ghem ainda tentam se classificar para o Aberto da Austrália, o tênis brasileiro já tem Teliana Pereira garantida na chave feminina do primeiro Grand Slam da temporada.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.