Georgis Kefalas/EFE
Georgis Kefalas/EFE

Tomas Berdych garante classificação para o ATP Finals

Checo participa do torneio pela quarta vez seguida

AE, Agência Estado

23 de outubro de 2013 | 15h25

BASILEIA - O checo Tomas Berdych garantiu classificação para o ATP Finals, torneio que reunirá os oito melhores tenistas da temporada, em Londres, entre os dias 4 e 11 de novembro. Número 7 do mundo, ele garantiu a vaga graças aos resultados da primeira rodada do Torneio da Basileia, mesmo após ter sido eliminado na estreia com a derrota para o croata Ivo Karlovic.

"Para mim, sempre é um dos meus objetivos no começo de cada temporada e é uma honra me classificar", declarou Berdych. "É simplesmente ótimo fazer parte disso. Realmente é uma celebração do tênis, apenas para os oito melhores. É um grande espetáculo, que eu acredito que o tênis também é, e para nós, tenistas, eu diria que é o melhor torneio."

Esta será a quarta vez que Berdych disputará um ATP Finals, sendo que sua melhor participação foi em 2011, quando foi semifinalista. Mesmo com a derrota na Basileia, ele garantiu uma das melhores campanhas em 2013, sendo um dos quatro tenistas a chegar a 50 vitórias no circuito nesta temporada.

Apesar da classificação, a temporada está longe de ser a melhor de Berdych. Dono de oito títulos em torneios de simples na carreira, o checo não se sagrou campeão nenhuma vez no ano. Ele chegou a três finais em 2013, em Marselha, Dubai e Bangcoc, mas acabou derrotado, respectivamente, por Jo-Wilfried Tsonga, Novak Djokovic e Milos Raonic.

Berdych se junta a Rafael Nadal, Novak Djokovic, David Ferrer e Juan Martín del Potro, que já estavam classificados. Andy Murray também teria lugar garantido, mas não disputará a competição por conta de um problema nas costas. As três vagas restantes estão hoje nas mãos de Roger Federer, Richard Gasquet e Stanislas Wawrinka, mas Jo-Wilfried Tsonga e Milos Raonic ainda estão na briga.

Tudo o que sabemos sobre:
tênisATP FinalsTomas Berdych

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.