Vice-campeã da Davis, Argentina tem novo capitão

Atual vice-campeã da Copa Davis, a Argentina terá um novo capitão pelos próximos dois anos. Nesta sexta-feira, a Associação Argentina de Tênis (AAT) anunciou que Martín Jaite, ex-top 10 da ATP (Associação de Tenistas Profissionais), será o responsável por comandar a equipe sul-americana em busca de um inédito título da principal competição por equipes no tênis. Mariano Zabaleta será o vice-capitão

AE, Agência Estado

16 de dezembro de 2011 | 18h42

Jaite, de 47 anos, vai substituir Tito Vazquez, cujo contrato não foi renovado apesar de ele levar a Argentina até a final da Davis, quando perdeu para a Espanha de Rafael Nadal, em Sevilha. Esta foi a quarta vez que os argentinos foram vice-campeões, o que já havia acontecido em 1981, em 2006 e em 2008.

"Estou muito contente. É um sonho que eu tinha desde que deixei de jogar tênis. Estou feliz e me sinto muito honrado por esta escolha", comentou Jaite, que assinou contrato por dois anos, até o fim de 2013. Quando tenista, ele chegou a ser o 10.º do ranking, em 1990, e depois treinou, entre outros, Gaston Gaudio e Dadvid Nalbadian.

O novo capitão argentino foi elogiado pelo presidente da AAT, Arturo Grimaldi. "Martín é um profissional altamente qualificado, intimamente vinculado com o tênis e conhecedor não apenas do circuito profissional, mas também dos juniores argentinos, que, para nós, também é chave para essa função, pensando sobretudo na projeção destes jogadores na Davis a longo prazo", explicou.

Aposentado há dois anos, Mariano Zabaleta, de 33 anos, vai reencontrar diversos ex-companheiros de Davis, agora como vice-capitão. "Mariano é o companheiro ideal para este desafio. Vínhamos sonhando com isso há muito tempo e nada melhor que ele para esta tarefa na qual trabalharemos para conquistar os melhores resultados possíveis", disse Jaite.

Capitão da equipe nos últimos três anos, Tito Vázquez vai continuar ligado à AAT. Ele agora se dedicará ao departamento de desenvolvimento, como diretor, posto que ele ocupava desde 2008, paralelamente ao de capitão da Davis.

Tudo o que sabemos sobre:
tênisArgentina

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.