Wozniacki vai às oitavas na Austrália; Henin dá adeus

Quase todas as favoritas que entraram em quadra nesta sexta-feira avançaram às oitavas de final do torneio feminino do Aberto da Austrália. Entre elas, a dinamarquesa Caroline Wozniacki, cabeça de chave número 1 do Grand Slam, superou a eslovaca Dominika Cibulkova por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3, para se classificar. Já a belga Justine Henin, ex-líder do ranking e atual 13.ª do mundo, acabou eliminada pela russa Svetlana Kuznetsova, que ganhou por 6/4 e 7/6 (10/8).

AE, Agência Estado

21 de janeiro de 2011 | 09h31

Com o triunfo desta sexta, Wozniacki terá pela frente na luta por uma vaga nas quartas de final Anastasija Sevastova, da Letônia, que arrasou a russa Vesna Manasieva com parciais de 6/1 e 6/3.

Para confirmar o seu favoritismo diante de Cibulkova, Wozniacki mostrou eficiência no saque, com o qual teve 65% de aproveitamento no primeiro serviço, e acabou sendo beneficiada pelo excesso de agressividade de sua adversária. Ao mesmo tempo que obteve 31 winners (bolas vencedoras), diante de apenas 11 da dinamarquesa, a tenista da Eslováquia cometeu 41 erros não forçados, contra apenas 11 de sua adversária.

Cibulkova ainda mostrou instabilidade no saque, com o qual ganhou apenas 53% dos pontos que disputou quando usou o primeiro serviço. Ele ainda cedeu dez oportunidades de quebra, sendo cinco delas aproveitadas por Wozniacki.

Já Kuznetsova, que superou nesta sexta uma tenista que é dona de sete títulos de Grand Slam, terá pela frente nas oitavas de final a italiana Francesca Schiavone, sexta cabeça de chave. A tenista da Itália se classificou ao vencer a romena Monica Niculescu por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 7/6 (7/2).

Kuznetsova acabou sendo beneficiada nesta sexta por uma jornada infeliz de Henin, que cometeu nada menos do que 41 erros não forçados. Para completar, a belga só aproveitou apenas duas das seis chances que teve de quebrar o saque da russa, que foi feliz em três das cinco oportunidades de break point cedidas pela adversária.

No final das contas, Kuznetsova triunfou no jogo que marcou a sua terceira vitória em 19 partidas contra Henin, que não soube confirmar o favoritismo que o próprio retrospecto do duelo entre as tenistas já apontava.

Outras duas cabeça de chave que avançaram nesta sexta-feira em Melbourne foram a russa Maria Sharapova e a chinesa Na Li. A primeira delas, pré-classificada como 14.ª maior favorita, superou a alemã Julia Goerges por 2 sets a 1, de virada, com 4/6, 6/4 e 6/4. Desta forma, terá pela frente nas oitavas de final a vencedora do confronto entre a norte-americana Venus Williams e a alemã Andrea Petkovic.

Já Na Li, a nona cabeça de chave em Melbourne, venceu a checa Barbora Strycova com facilidade, por 6/2 e 6/1, e agora irá enfrentar a bielo-russa Victoria Azarenka, pré-classificada como oitava maior favorita ao título, que aplicou duplo 6/3 sobre a sul-africana Chanelle Scheepers.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.