Youzhny vira sobre Tipsarevic e leva o título em Moscou

O russo Mikhail Youzhny precisou buscar a virada na final contra o sérvio Janko Tipsarevic, neste domingo, para conquistar o título do Torneio de Moscou. Na decisão da competição disputada em quadras duras, e que vale 250 pontos ao campeão no ranking da ATP, Youznhy começou perdendo, mas reagiu aplicando um "pneu" no segundo set e venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (5/7), 6/0 e 6/4.

AE, Agencia Estado

25 de outubro de 2009 | 15h25

O título foi o quinto deste nível na carreira de Youzhny. O russo já chegou a figurar entre os dez melhores do mundo, mas hoje ocupa apenas a 30.ª posição no ranking mundial. A conquista ainda interrompeu um longo jejum, que já durava desde janeiro do ano passado, quando ele venceu o Torneio de Chennai, na Índia. Além disso, garantiu o sexto título consecutivo para tenistas da casa em Moscou.

Na final deste domingo, Youzhny teve que superar o retrospecto desfavorável contra o adversário. Em dois confrontos disputados, Tipsarevic havia levado a melhor em ambas as oportunidades. Mesmo assim, o sérvio tinha na inexperiência a sua maior desvantagem, já que o atual número 46 do mundo nunca havia avançado à uma decisão de torneio da ATP.

No primeiro set, cada tenista conseguiu uma quebra, com a decisão indo para o tie-break, quando Tipsarevic foi melhor. Já na parcial seguinte, Youznhy voltou com tudo. O russo criou nove chances de quebra, confirmou três e aplicou um "pneu" com facilidade. No set decisivo, ele se apoiou no aproveitamento de seu primeiro serviço (93%) para conseguir uma quebra e fechar o jogo em 2h44.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.