Rob Griffith/AP
Rob Griffith/AP

Zvonareva e Clijsters vão à terceira rodada do Aberto da Austrália

Russa e Belga seguem na competição e vão lutar por uma vaga nas oitavas de final do torneio

AE, Agência Estado

20 de janeiro de 2011 | 10h00

MELBOURNE - Duas das principais favoritas ao título do Aberto da Austrália, a russa Vera Zvonareva e a belga Kim Clijsters asseguraram vaga na terceira rodada do primeiro Grand Slam do ano com vitórias obtidas nesta quinta-feira em Melbourne.

Cabeça de chave número 2 do torneio e vice-líder do ranking mundial, Zvonareva chegou a levar um susto diante da sérvia Bojana Jovanovski, que ganhou o primeiro set por 6/2, mas em seguida obteve a vitória de virada com parciais de 6/3 e 6/1 após 1 hora e 48 minutos de partida. Com isso, a russa lutará por uma vaga nas oitavas de final contra a checa Lucie Safarova, que superou a checa Klara Zakopalova por 2 sets a 1, com 6/3, 6/7 (2/7) e 7/5.

Já Kim Clijsters, a terceira cabeça de chave, não teve maiores problemas para avançar à terceira rodada. Ela superou a espanhola Carla Suárez Navarro por 6/1 e 6/3 e terá pela frente agora a francesa Alize Cornet, que nesta quinta derrotou a espanhola Maria José Martínez Sánchez por 7/5 e 6/1.

Também no grupo das maiores favoritas ao título, a australiana Samtanha Stosur assegurou vaga na terceira rodada ao bater a russa Vera Dushevina por 2 sets a 0, com 6/3 e 6/2. Quinta cabeça da chave, a tenista da casa agora espera pelo duelo contra a checa Petra Kivtova, que eliminou a russa Anna Chakvetadze com parciais de 6/3 e 6/4.

Mas, se Stosur confirmou o seu favoritismo, a sérvia Jelena Jankovic não conseguiu fazer o mesmo nesta quinta. Sétima cabeça de chave, ela acabou derrotada pela chinesa Shuai Peng por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/3) e 6/3. Com o feito, a tenista da China travará um duelo asiático por um lugar nas oitavas de final contra a japonesa Ayumi Morita, que superou a francesa Caroline Garcia por duplo 6/4.

Já a israelense Sharar Peer fez valer a sua condição de décima cabeça de chave diante da romena Sorana Cirstea ao ganhar por 6/3 e 6/2. Com isso, terá pela frente na terceira rodada a italiana Flavia Pennetta, pré-classificada como 22.ª maior favorita, que eliminou a espanhola Lourdes Dominguez Lino com duplo 6/2.

A russa Nadia Petrova, por sua vez, se garantiu na terceira rodada nesta quinta ao vencer a australiana Alicia Molik por 6/4 e 6/1. Listada como 13.ª cabeça de chave, ela irá medir forças agora com a russa Ekaterina Makarova, que superou a ucraniana Lesya Tsurenko por 2 a 0, com 7/6 (7/6) e 6/1.

Também no grupo das cabeças de chave, a polonesa Agnieszka Radwanska, a 12.ª maior favorita, bateu a croata Petra Martic por 6/3 e 6/4 e irá enfrentar na terceira rodada a romena Simona Halep, que eliminou a russa Alisa Kleybanova com 6/4 e 7/6 (7/2).

E, nos outros dois confrontos do dia no torneio feminino, a russa Anastasia Pavlyuchenkova aplicou duplo 6/2 sobre a alemã Kristina Barrois, enquanto a checa Iveta Benesova derrotou Maria Kirilenko, da Rússia, por 6/3 e 6/1. Com isso, as duas vencedoras irão se encarar por uma vaga nas oitavas de final.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.