Joshua Paul/ AP
Joshua Paul/ AP

Ferrari avalia que toque de Rosberg tirou chances de pódio de Raikkonen

'Em razão do toque com Nico, Kimi perdeu parte do assoalho e da asa dianteira', explicou Maurizio Arrivabene, chefe da equipe

Estadão Conteúdo

03 Outubro 2016 | 13h34

A Ferrari revelou nesta segunda-feira que análises realizadas no carro de Kimi Raikkonen apontaram que as avarias provocadas no carro de Kimi Raikkonen no incidente com o alemão Nico Rosberg o impediram de conquistar uma vaga no pódio no GP da Malásia, no Circuito Internacional de Sepang.

Na 38ª volta da corrida, Rosberg conseguiu a ultrapassagem sobre Raikkonen na curva 2, mas tocou no carro de Raikkonen. Ambos continuaram na prova e o alemão recebeu uma penalidade de acréscimo de dez segundos no seu tempo final. Ainda assim, conseguiu sustentar a terceira posição, com uma vantagem de pouco mais de três segundos para o finlandês, o quarto colocado.

"Foi impossível lhe dar mais força", disse o chefe da equipe Ferrari, Maurizio Arrivabene. "Em razão do toque com Nico, Kimi perdeu parte do assoalho e da asa dianteira. Pelo cálculos que os engenheiros fizeram, ele perdeu mais de dez pontos (de downforce), então era praticamente impossível alcançar (Rosberg) nessa situação", acrescentou.

Assim, Arrivabene lamentou que o incidente com Rosberg tenham impedido a Ferrari de levar um dos seus pilotos ao pódio no GP da Malásia. "Sim, é uma pena que Kimi não terminou no pódio. Mas, com o toque, todas as chances se foram", declarou o dirigente.

Como Sebastian Vettel abandonou a prova malaia e Raikkonen somou 12 pontos, a Ferrari ficou a 46 da Red Bull na luta pelo segundo lugar no Mundial de Construtores após a equipe rival conseguir uma dobradinha com Daniel Ricciardo e Max Verstappen. "Vai ser difícil, mas vamos lutar. Este é o nosso trabalho e é isso que temos de fazer", concluiu Arrivabene.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.