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TÍTULO POLÊMICO DE SENNA NO GP DO JAPÃO COMPLETA 25 ANOS

Em 1990, acidente na primeira curva dava bicampeonato mundial ao brasileiro

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Por Ciro Campos e Guilherme Moraes
Atualização:

Japão, 21 de outubro de 1990. O público no autódromo de Suzuka e milhões de fãs da Fórmula 1 não precisaram de mais do que 10 segundos para conhecer o desfecho de um dos momentos mais tensos da história da categoria. Em uma manobra polêmica, o acidente entre Ayrton Senna e Alain Prost logo na primeira curva garantia o bicampeonato mundial ao brasileiro.

A história começa em 1989, segundo ano do "Dream Team" da McLaren formado por Senna e Prost. Após o primeiro título do brasileiro, no ano anterior, a relação dos pilotos começou a estremecer no Grande Prêmio de San Marino, quando o brasileiro teria descumprido um acordo entre os dois de não atacar quem chegasse na frente na primeira curva.

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Meses depois, na penúltima prova da temporada, a rivalidade ganhou outra dimensão. Caso Senna não terminasse aquele Grande Prêmio do Japão, o francês seria tricampeão do mundo. Pole position, o brasileiro perdeu a ponta para Prost logo na largada. Após uma disputa acirrada durante toda a corrida, os dois se tocaram a seis voltas do fim, ao dividirem a freada em uma chicane.

Enquanto Prost abandonava, Ayrton Senna pedia que os comissários de pista empurrassem seu carro para retornar à prova. Em uma recuperação impressionante, o brasileiro venceu a corrida, mas acabou desclassificado por uma decisão da Fisa contestada por muitos até hoje. O presidente da entidade, Jean-Marie Balestre, compatriota e amigo de Prost, alegou que Senna não poderia ter retornado à corrida pela pista de escape.

À FLOR DA PELE

O clima, antes da corrida, ganhava contornos dramáticos. Não bastasse a tensão criada pela polêmica do ano anterior, a reunião da direção de prova com os pilotos antes da corrida ficou marcada por um protesto de Senna. A pedido de Nelson Piquet, ficou decidido que a manobra que rendeu a desclassificação de Ayrton no ano anterior – de contornar a chicane pela área de escape – agora seria permitida. “Não posso aceitar isso. É uma piada”, disse Senna, enquanto se levantava para abandonar a reunião.

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Na pista, a disputa terminou 800 metros após a largada. Assim como em 1989, Senna largou na pole, mas acabou sendo ultrapassado por Prost. Logo na primeira curva, uma nova disputa de freada voltava a tirar os dois pilotos da prova. Com o abandono de ambos, o brasileiro chegava ao segundo título mundial, após seis vitórias, 11 pódios e dez poles nas 16 etapas do Mundial.

Prost deixou o Japão revoltado com a manobra do brasileiro. O francês reclamou e acusou ter sido alvo de um toque proposital. O próprio Senna nunca se sentiu à vontade para falar do acidente e sempre conviveu com críticas pela manobra na primeira curva daquela em Suzuka.

Entrevista de Jackie Stewart com Senna logo após o GP

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