Andrej Isakovic/AFP
Andrej Isakovic/AFP

Após abandono em Spa, Verstappen vai largar do fundo do grid no GP da Itália

piloto da Red Bull usará novo motor no circuito de Monza

Redação, Estadão Conteúdo

04 de setembro de 2019 | 10h36

Após abandonar o GP da Bélgica de Fórmula 1 logo na primeira volta, o holandês Max Verstappen também deve ter dificuldades na Itália, no fim de semana. O piloto da Red Bull usará novo motor no circuito de Monza, o que vai lhe causar punição automática. Como consequência, ele deverá largar do fundo do grid no próximo domingo.

Verstappen, um dos destaques da temporada da F-1, será punido por antecipar a utilização da nova atualização do motor da Honda, o "Spec 4". O mesmo vai acontecer com o francês Pierre Gasly, da Toro Rosso, equipe satélite da Red Bull e que também conta com os motores da fornecedora japonesa.

As duas equipes já testaram o novo motor na Bélgica e com certo sucesso. Como acontecerá com Verstappen e Gasly, o tailandês Alexander Albon (Red Bull) e o russo Daniil Kvyat (Toro Rosso) também precisará largar do fundão. E fizeram boas corridas de recuperação, terminando em quinto e sétimo, respectivamente. Ou seja, mostraram que as duas equipes fizeram boas apostas ao antecipar a atualização do motor.

Agora, Verstappen e Gasly vão receber o mesmo motor, já contando com o know-how conquistado por ambos os times no fim de semana passado. Para o holandês, a mudança se justifica já na Itália porque o circuito de Monza é rápido, o que deve favorecer a Red Bull. Se a troca fosse adiada para Cingapura, a Red Bull seria prejudicada ao largar do fundo em razão das dificuldades de fazer ultrapassagens no traçado de rua asiático.

"Na primeira corrida deles com o Spec 4, Gasly e Verstappen vão sofrer punições no grid de largada e vão largar do fundo. Mas acreditamos que, mesmo assim, eles vão conseguir fazer boas corridas no domingo", afirmou Toyoharu Tanabe, diretor técnico da Honda na Fórmula 1.

O GP da Itália, 14ª de 21 etapas da temporada, terá início às 7 horas desta sexta-feira, com a realização do primeiro treino livre. O segundo está marcado para as 10 horas. No sábado, o treino classificatório vai começar às 10hs. E, no domingo, a largada está agendada para as 10h10.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.