Arquivo/AE
Arquivo/AE

Associação de equipes critica mudanças na Fórmula 1

Fota reclama e diz que decisão irá afetar as esferas técnica, financeira e esportiva da categoria

AE, Agência Estado

17 de março de 2009 | 17h18

A série de mudanças no regulamento da Fórmula 1 para os próximos anos, divulgada nesta terça-feira pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), causou preocupação e revolta nas equipes da categoria. Em nota oficial, a associação das escuderias (Fota) desaprovou as modificações, que afetam as esferas técnica, financeira e esportiva.

Veja também:

forum Vote: O campeão da F-1 deve ser quem vencer mais?

video TV ESTADÃO: Livio Oricchio analisa a mudança no regulamento

linkVitórias decidirão campeão mundial da Fórmula 1 em 2009

especial Especial: jogue o Desafio dos Pilotos

"No que diz respeito às decisões tomadas hoje (terça) pelo Conselho Mundial da FIA, a Fota gostaria de expressar seu desapontamento e preocupação com o fato de todas as mudanças terem sido aprovadas de forma unilateral", disse o documento assinado pelo presidente do grupo, Luca di Montezemolo, que também comanda a Ferrari.

A principal mudança esportiva anunciada nesta terça foi no critério para decidir o campeão da temporada. A partir deste ano, o piloto com o maior número de vitórias levará o título, independentemente do número de pontos. A pontuação servirá apenas como critério de desempate.

Mas, de acordo com a nota oficial da Fota, foram as restrições de desenvolvimento dos carros e de investimentos que mais revoltaram as equipes. "Corre-se o risco de a Fórmula 1 perder sua essência", afirmou Montezemolo.

Entre as alterações previstas para o próximo ano está um limite orçamentário de R$ 95 milhões, que será sugerido às equipes. As que aceitarem, terão privilégios como a liberação de testes e uso de túnel de vento. As demais continuarão sob restrições como o congelamento na evolução dos motores e a limitação de giros.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.