Publicidade

Brasileiros vão mal na Super Nissan

PUBLICIDADE

Por Agencia Estado
Atualização:

Os pilotos brasileiros não foram bem nos treinos classificatórios para as duas baterias da Fórmula Super Nissan, neste sábado, em Valência. Ricardo Zonta, principal destaque da categoria, largará em terceiro e 19º nas corridas que serão realizadas amanhã na cidade espanhola. Tuka Rocha, companheiro de Zonta na Gabord Competición, larga em 16º e em 10º, enquanto Luciano Gomide, da KTR, sairá em 17º e em 13º. A primeira corrida deste domingo é mais curta: tem 18 voltas. A segunda conta com 26 voltas e um pit stop obrigatório, com troca de pneus entre a quinta e 18ª voltas. "Fiquei esperando dez minutos para entrar na pista por causa de problema de tráfego, que foi o que me atrapalhou na primeira tomada. O pessoal da equipe olhou para o céu e achou que não ia chover, mas foi só eu entrar na pista para acontecer. Parece que choveu só em mim", lamentou Zonta, que marcou 1m24s943 no primeiro teste e 1m42s086 no segundo. O brasileiro ainda rodou na reta. "Estava lento, voltando para o box, mas peguei uma poça enorme. Com pneu frio e pista molhada, isso podia acontecer." Tuka, de 19 anos, considerou que sua segunda tomada (1m26s509) foi boa. "Não é o que estamos querendo exatamente, mas acho que estamos acertando o carro. De um treino para o outro já baixei quase um segundo", declarou. No primeiro treino, seu tempo foi de 1m27s285. O francês Franck Montagny sairá na pole nas duas baterias. Na primeira, sairá na frente do espanhol Rafael Sarandeses e de Zonta. Na seguinte, o segundo será o indiano Narain Kathikeyan e o terceiro é o belga Bas Leinders. De olho no futuro - "Na primeira corrida acho que vai dar para brigar e ficar entre os três, até vencer, e na segunda vou trabalhar para ficar entre os seis primeiros", disse Zonta. O brasileiro é o "chamariz" para a competição, mas não teme a pressão dos adversários. "Acho natural haver pressão em qualquer categoria, desde o kart até a Fórmula 1. Todos querem estar na minha frente aqui, assim como todo mundo gostaria de estar na frente do Schumacher. Acho que dá para administrar isso." A partir da Super Nissan, Zonta pretende retornar à F1. "A meta é essa. Este ano eu ia ficar parado ou correr de turismo, mas essa categoria é superior à F-3000, a melhor opção para manter um contato para voltar à F1", explicou o piloto brasileiro. Mas Zonta diz que quer voltar à principal categoria do automobilismo mundial com condições de pontuar. "Depois de cinco corridas sem fazer pontos, o piloto fica desmotivado mesmo, então quero voltar com boas condições. Estou desde 1998 sem ganhar, mas agora estou motivado por ter condições de fazer uma grande competição." Sobre a Fórmula 1, ele desabafa: "O problema é que hoje a F1 tem orçamentos muito altos e procura pilotos novos e com muito dinheiro no bolso para ajudar nesse orçamento. Eu nunca paguei e nem pretendo pagar por nada. Quero voltar por causa de um bom trabalho."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.