Castroneves faz a pole em Long Beach e bate recorde da pista na Indy

O brasileiro Helio Castroneves garantiu a pole neste sábado na terceira etapa da temporada da Fórmula Indy, em Long Beach, com direito a quebra do recorde da pista. Na disputa final entre os seis mais rápidos, o piloto da Penske cravou 1min06s629.

Estadão Conteúdo

18 de abril de 2015 | 20h08

"Nossa equipe trabalhou muito duro. Tivemos que mudar o carro completamente na última noite. Por isso, tenho que dar os parabéns a eles", comemorou Helinho, que vai em busca de sua 30ª vitória na carreira.

O colombiano Juan Pablo Montoya, companheiro do brasileiro, sairá em segundo lugar, seguido pelo neozelandês Scott Dixon, da Ganassi. O norte-americano Ryan Hunter-Reay, da Andretti, foi o quarto mais rápido, seguido pelo francês Simon Pagenaud, da Penske. O norte-americano Josef Newgarden, da CFH Racing, fechou a lista dos seis primeiros.

O outro brasileiro da Indy, Tony Kanaan, da Ganassi, sairá na sétima colocação. Ele ficou a 0s079 de ir à fase final do classificatório. Na primeira parte, Kanaan chegou a quebrar o recorde da pista ao cravar 1min06s744. Ele superou a marca de 15 anos atrás que pertencia ao francês Sebastien Bourdais, de 1min6s882.

Na Indy, o treino classificatório é dividido em três partes. Na primeira, os pilotos são divididos em dois grupos com 12 pilotos. Avançam os seis mais rápidos de cada uma. Na segunda sessão, os 12 pilotos voltam à pista e apenas os seis mais rápidos avançam para ver quem fará a pole.

O norte-americano Graham Rahal, da RLL, foi o oitavo mais rápido, seguido pelo francês Sebastien Bourdais, da KV. O norte-americano Marco Andretti, da Andretti, completou a lista dos dez primeiros.

O australiano Will Power, da Penske, vai largar apenas na 18ª colocação. Ele poderia estar na briga pelas primeiras colocações, mas foi prejudicado pela batida do estreante Stefano Coletti, da KV, que bateu e causou uma bandeira vermelha quando o atual campeão iria para sua volta mais rápida.

A etapa de Long Beach acontece neste domingo e tem largada programada para as 17 horas. Se vencer, Hélio Castroneves pode assumir a liderança do campeonato. O brasileiro está em segundo lugar, atrás de Montoya.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.