alcançou a redenção neste domingo e venceu, pela terceira vez na carreira, as
. Uma vitória incontestável, com amplo domínio da prova e muita emoção para ele e sua família, depois de todos os problemas que teve na Justiça - foi absolvido há 37 dias. Ele se torna o brasileiro com mais vitórias na prova, ultrapassando justamente Emerson Fittipaldi, 20 anos depois da primeira conquista.
"Foi uma batalha muito dura. Muitos amigos não deixaram de acreditar, só tenho a agradecer, principalmente à minha família. Sou uma pessoa melhor, tinha que passar por isso. O carro estava muito bom, falei que ia dar Brasil, e foi comigo", discursa o piloto, em entrevista à televisão.
Ele ainda conta que teve dois problemas: o rádio tinha interferências e o câmbio não funcionava corretamente. "Eu já tinha falado que o que estava usando [o rádio] não estava funcionando, não estava bom. Mas é parte do contexto agora. A coisa está acontecendo da maneira certa, e tem mais", emenda.
O acidente com Justin Wilson na volta 162 fez com que o brasileiro antecipasse sua parada, voltando na liderança, à frente justamente do companheiro Briscoe. Foi neste momento que ele praticamente garantiu a vitória, já que abriu a vantagem necessária na relargada após o acidente envolvendo os brasileiros
e
(abaixo).
(KV) não passou da curva 2, logo na largada. Ele tentou a ultrapassagem por Marco Andretti no lado do muro e acabou prensado, batendo. O brasileiro teve de abandonar, sendo visível sua irritação e decepção. "É duro terminar assim, trabalhamos um mês para este momento e acaba desse jeito, uma pena", diz Moraes, à TV.
ABANDONO
bateu na volta 99, na curva 3, de frente, e ainda destruiu o lado direito de seu Andretti Green. É a primeira vez que ele sai da prova sem ter liderado por pelo menos uma volta.
Outro que bateu foi Ryan Hunter-Reay (Vision), na volta 21. Ele perdeu aderência na saída da curva 4 e atingiu o muro. Graham Rahal (Newmann-Hass) abandonou a prova na volta 56 ao atingir o muro numa tentativa de não bater num adversário que rumava aos boxes e estava mais lento.
SUSTO E APLAUSOS
(A.J.Foyt) teve um grande susto: seu carro pegou fogo no pitstop da volta 134, por vazar etanol da mangueira da bomba, que rompeu. O incêndio foi rapidamente combatido e ele chegou até a tirar o volante, mas retornou à pista por incentivo da equipe. Saiu dos boxes aplaudido pelos torcedores.
Porém, na volta 174, veio o grande susto. Em disputa de posições com o compatriota Raphael Matos, os dois se tocaram na saída da curva três e Meira praticamente decolou, com seu carro deslizando de lado no muro por todo o trecho. Precisou de atendimento médico. Matos saiu do carro mancando e Meira foi para o hospital reclamando de dores na região lombar.
NOTAS DA CORRIDA
+++ A previsão do tempo acertou em cheio na corrida: 29ºC de média e céu aberto, sem chuva +++ Justin Wilson (Dale Coyne) protagonizou um erro feio no pitstop da volta 59. Ele errou a freada, rodou e precisou ser puxado pelos mecânicos para fazer a troca +++ Marco Andretti (Andretti Green) voltou à pista após 17 voltas parado para arrumar o carro +++ Nelson Philippe, na volta 132, tocou no muro, mas nada aconteceu com seu carro.
Peter Kirles/Reuters
O carro de Vitor Meira voa pelo muro após a batida com Raphael Matos na volta 162 da corrida
FÓRMULA INDY 2009 - 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS CLASSIFICAÇÃO FINAL (200 voltas) |
1.º - Hélio Castroneves (BRA/Penske), 3h19min34s6427 (241.913 km de média) 2.º - Dan Wheldon (ING/Panther), a 1s9819 3.º - Danica Patrick (EUA/Andretti Green), a 2s3350 4.º - Townsend Bell (EUA/KV), a 2s7043 5.º - Will Power (AUS/Verizon), a 3s6216 6.º - Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi), a 4s2988 7.º - Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi), a 4s9159 8.º - Ed Carpenter (EUA/Vision), a 5s5095 9.º - Paul Tracy (CAN/KV), a 6s5180 10.º - Hideki Mutoh (JAP/Dream), a 7s3312 11.º - Alex Tagliani (CAN/Conquest), a 10s5351 12.º - Tomas Scheckter (AFS/Mona-VIE), a 10s9874 13.º - Alex Lloyd (ING/SSM Racing), a 11s1944 14.º - Scott Sharp (EUA/Panther), a 11s4259 15.º - Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 12s6695 16.º - AJ Foyt IV (EUA/Foyt-Greer), a 15s4867 17.º - Sarah Fisher (EUA/Sarah Fischer), a 15s9774 18.º - Mike Conway (ING/Dreyer&Reinbold), a 16s3488 19.º - John Andretti (EUA/Window World), 18s0868 20.º - Milka Duno (VEN/Dreyer&Reinbold), a 1 volta Não completaram a prova: Vitor Meira (BRA/A.J. Foyt), acidente, a 27 voltas Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), acidente, a 27 voltas Justin Wilson (GBR/Z-Line), acidente, a 40 voltas EJ Viso (VEN/HVM), quebra, a 61 voltas Nelson Philippe (FRA/HVM), acidente, a 70 voltas Oriol Servia (ESP/Rahal Letterman), quebra, a 102 voltas Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), acidente, a 103 voltas Robert Doornbos (HOL/Newman Hass), acidente, a 115 voltas Davey Hamilton (EUA/HP), acidente, a 131 voltas Marco Andretti (EUA/Venom Energy), acidente, a 144 voltas Graham Rahal (EUA/McDonald's), acidente, a 145 voltas Ryan Hunter-Reay (EUA/Vision), acidente, a 181 voltas Mario Moraes (BRA/KV), acidente, a 200 voltas Volta mais rápida: Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi), 40s5325, na volta 187 Mais voltas como líder: Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi), 73 voltas |
Atualizado às 20h48 para acréscimo de informações