CET e SPTrans montam operação para o GP de Fórmula 1

Cerca de 150 mil pessoas devem circular na região do autódromo, sendo 80 mil no dia da corrida

Solange Spigliatti, da Central de Notícias,

16 de outubro de 2009 | 07h55

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte S/A (SPTrans) montaram um esquema especial para organizar o tráfego de veículos na região do Autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo, durante o 38º Grande Prêmio de Fórmula 1.

 

Veja também:

F-1 2009 - tabela Classificação | especialCalendário

especialESPECIAL - Jogue o Desafio dos Pilotos

blog BLOG DO LIVIO - Leia mais sobre a F-1

linkMoradores têm que fazer cadastro na CET para o GP do Brasil

linkLinhas de ônibus alteradas para o GP de Fórmula 1

 

Entre as ações da CET estão a inclusão de cadastramento dos veículos dos moradores da região, a implantação de uma Central de Gerenciamento de Operações, bem em frente ao portão principal do Autódromo, bem como o reforço do monitoramento, a orientação e a fiscalização do tráfego por meio de agentes.

 

Para a corrida deste ano, serão mais de 1.300 funcionários - entre técnicos na Central de Operações e operadores de tráfego nas ruas -, 300 viaturas e 700 equipamentos de comunicação, entre rádios, celulares e palm-tops.

 

As mudanças de trânsito necessárias serão comunicadas ao público por meio de 725 placas instaladas exclusivamente para o evento, 170 faixas e banners, além de 40 mil folhetos que serão distribuídos nos hotéis e no local.

 

Segundo estimativa da CET, vão circular pelo Autódromo José Carlos Pace cerca de 150 mil pessoas, sendo 80 mil concentradas no dia da corrida. Pela experiência de anos anteriores, a previsão é que metade do público se desloque para Interlagos em veículos particulares (com ocupação média de três pessoas por veículo) e o restante utilize o transporte coletivo (ônibus municipais, trens e ônibus fretados).

 

 

Ônibus

 

Para atender aos usuários de ônibus, a SPTrans criou cinco novas linhas expressas que partem de mini-terminais temporários localizados no Shopping SP Market, Metrô Jabaquara, Metrô República, Shopping Interlagos e Aeroporto de São Paulo, em Congonhas, e seguem direto ao autódromo sem paradas no percurso.

 

Trezentos e dezessete ônibus novos e acessíveis atenderão a essas linhas, partindo em intervalos entre 5 e 10 minutos. A operação será coordenada e supervisionada por 470 técnicos de transporte da SPTrans. Essas linhas terão uma tarifa especial fixada em R$ 15,00 (ida e volta) ou R$ 10,00 (somente ida ou volta). O bilhete poderá ser adquirido em qualquer um dos pontos de embarque. Não haverá venda antecipada.

 

Para os usuários de ônibus fretados, a CET reservou bolsões de estacionamento próximos ao Autódromo. A previsão é de que, ao longo do final de semana, cerca de 3 mil ônibus fretados cheguem ao local.

Os passageiros com necessidades especiais poderão contar com o serviço Atende nos cinco mini-terminais e nos bolsões de fretados.

 

As 44 linhas normais de ônibus, que normalmente passam pela região do Autódromo terão seus itinerários alterados no sábado, 17, e domingo, 18.

 

Estacionamentos

 

No sábado e domingo, nas proximidades do Autódromo foram destinadas duas áreas para estacionamento de veículos de passeio, com capacidade para cerca de 27 mil veículos, devidamente identificados para facilitar a localização por parte dos motoristas.

 

A área para estacionamento na região entre a Avenida Robert Kennedy e a Avenida Interlagos, com capacidade para nove mil veículos, tem acesso somente pela Ponte do Socorro e Avenida Robert Kennedy.

 

A área para estacionamento na região entre a Avenida Jair Ribeiro da Silva e a Avenida Interlagos, com capacidade para 16 mil veículos, tem acesso pela Ponte Jurubatuba, Avenida Interlagos e Praça Batista Botelho.

 

Também haverá nove pontos de táxi, dois a mais do que no ano passado, que serão usados pelos 3,5 mil táxis credenciados para o evento. Todo o atendimento poderá ser realizado em sete idiomas, por meio de uma central de intérpretes, que podem ser acionados via rádio.

 

CPTM

 

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) contará com operação especial na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), diminuindo os intervalos entre os trens. A estação Autódromo, na Rua Plínio Schmidt, está localizada a apenas 600 metros do setor G do Autódromo, cerca de nove minutos de caminhada.

 

Bloqueios - Sábado

 

Entrada

 

A partir das 5 horas de sábado, 17, serão montados bloqueios fixos na Avenida Interlagos, entre a Avenida das Nações Unidas e a Praça Moscou, com o objetivo de isolar totalmente as vias de chegada e saída.

 

O acesso dos moradores com residência ao longo das ruas à direita da Avenida Interlagos (sentido Bairro) deverá ser feito pelas avenidas Robert Kennedy e Rio Bonito. Já os moradores com residências ao longo das ruas à esquerda da Avenida Interlagos e lado direito da Avenida do Jangadeiro (lado oposto ao Autódromo) deverão utilizar a Rua Miguel Yunes e a Ponte Vitorino Goulart da Silva.

 

A Avenida Interlagos, no trecho entre a Avenida João Paulo da Silva e Praça Moscou, terá sentido único de circulação em direção ao Bairro.

 

Os ônibus das linhas que servem a região, com destino ao Centro, serão desviados no cruzamento da Avenida Senador Teotônio Vilela com a Rua Padre José Garzotti, seguindo pela Rua Juan Gonzales Vila, Rua Mangaratiba, Rua Suape e Avenida Jacinto Julio até a Avenida João Paulo da Silva, retornando para a Avenida Interlagos.

 

A SPTrans implantará itinerário especial para o atendimento da Avenida Rio Bonito. Estes ônibus acessarão pela faixa da direita da Avenida Robert Kennedy a Praça Nicolau Aranha Pacheco, seguindo pela Avenida Inácio Cunha leme, Avenida Antônio Barbosa da Silva Sandoval e Avenida Rio Bonito, retornando ao itinerário normal.

 

Será implantada mão única de direção na Avenida do Jangadeiro, Avenida Jacinto Júlio, Rua Manoel de Teffé e Avenida João Paulo da Silva, no sentido Bairro/Centro.

 

A Avenida Senador Teotônio Vilela, entre as avenidas do Jangadeiro e Interlagos, estará bloqueada ao trânsito devido à grande quantidade de pedestres que circula pelo local.

 

A Ponte Vitorino Goulart da Silva terá sentido duplo de circulação para o acesso dos bairros Cidade Dutra e Grajaú, e os Portões Z, G, S, V, K, F, R, E, H e N do Autódromo.

 

O acesso de veículos ao Portão 7 do Autódromo será feito pela faixa adicional do contra-fluxo da Avenida Interlagos, ou seja, pela pista Bairro/Centro, com acesso junto às avenidas João Paulo da Silva e Rio Bonito. Esse acesso estará sinalizado com banner com a inscrição "Portão 7".

 

Saídas

 

As áreas de bloqueio permanecerão ativadas. As Pontes Jurubatuba e Vitorino Goulart da Silva, bem como a Rua Miguel Yunes, serão operacionalizadas pelos agentes da CET com sentido duplo de circulação.

A Avenida Jacinto Júlio, Rua Manoel de Teffé e Avenida João Paulo da Silva manterão o sentido único também em direção ao Centro.

 

Bloqueios - Domingo

 

Entrada

 

A partir das zero hora, a Avenida Interlagos entre a Rua João Paulo da Silva e Praça Batista Botelho terá sentido único de circulação em direção ao Bairro.

 

A pista da Avenida Interlagos, junto ao Autódromo, no trecho entre a Avenida Senador Teotônio Vilela e a Rua Adib Casseb, será dividida, com cones e cavaletes, em três faixas.

 

A mesma pista da Avenida Interlagos, porém no trecho entre a Rua Adib Casseb e a Avenida João Paulo da Silva, também será dividida com as seguintes finalidades: Faixas 1 e 2 (junto ao passeio e central), destinadas ao atendimento de eventuais emergências (SOS) e Faixa 3 (junto ao canteiro central):

destinada à circulação de veículos com credenciais para entrada no Portão 7.

 

A circulação na Avenida Interlagos, no trecho entre as avenidas João Paulo da Silva e Nações Unidas, permanecerá inalterada. A Avenida Senador Teotônio Vilela, entre as avenidas do Jangadeiro e Interlagos, será bloqueada ao trânsito devido à grande quantidade de pedestres que circula pelo local. A Ponte Vitorino Goulart da Silva permanecerá com sentido duplo de circulação.

 

Os veículos provenientes da Avenida Senador Teotônio Vilela, com destino ao Centro, poderão utilizar: Avenida Robert Kennedy e Ponte do Socorro, Avenida Presidente João Goulart, Avenida Lourenço Cabreira, Avenida Gregório Bezerra, Avenida Jair Ribeiro da Silva e Ponte Vitorino Goulart da Silva, Avenida Aurélio Lopes Takano, Rua Pedro Roschel Gottzfritz, Praça João Beiçola da Silva, Avenida Lourenço Cabreira, Avenida Gregório Bezerra, Avenida Jair Ribeiro da Silva e Ponte Vitorino Goulart da Silva.

 

Saída

 

Para a operação saída, logo após o início do 38º GP Brasil, haverá implantação de sentido único de direção para o Centro nas seguintes vias: Avenida Interlagos, entre Avenida do Jangadeiro e Avenida das Nações Unidas, Avenida das Nações Unidas, entre Avenida Interlagos e Ponte Transamérica.

 

Com a complexidade da operação e principalmente para garantir a segurança dos pedestres, após o término da corrida, os veículos serão retidos por cerca de 40 minutos, de modo a eliminar o conflito entre veículos e pedestres na saída do autódromo.

 

Para os veículos que se dirigem para a região de Interlagos, os acessos se darão através da: Ponte João Dias, Marginal Pinheiros, avenidas Guido Caloi, Guarapiranga e Robert Kennedy, Avenida Washington Luis, Ponte do Socorro e Avenida Robert Kennedy, Avenida Nossa Senhora do Sabará, Rua Miguel Yunes, Ponte Vitorino Goulart e avenidas Jair Ribeiro da Silva, Lourenço Cabreira e Presidente João Goulart.

Tudo o que sabemos sobre:
Fórmula 1GP do BrasilInterlagosF1

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.