Correção: Rubinho brilha e larga na pole no GP do Brasil

A nota anterior continha um erro no último parágrafo - é a terceira pole de Rubinho no Brasil. Segue a nota corrigida:

MILTON PAZZI JR., Agencia Estado

17 de outubro de 2009 | 18h02

Rubens Barrichello brilhou na molhada pista de Interlagos. No conturbado treino de classificação, que sofreu longa paralisação por causa da chuva, o piloto brasileiro conquistou neste sábado a pole position do GP do Brasil de Fórmula 1. E também pôde comemorar o resultado ruim de seus rivais na luta pelo título: o inglês Jenson Button larga em 14º lugar e o alemão Sebastian Vettel será apenas o 16º colocado no grid da corrida deste domingo, que começa às 14 horas.

A conquista de Rubinho foi motivo de festa intensa em Interlagos. Os torcedores brasileiros e o próprio piloto festejaram muito a pole position, depois de uma longa espera - o treino começou às 14 horas e deveria ter acabado uma hora depois, mas a paralisação por causa da chuva fez a sessão durar quase três horas. Em segundo lugar no grid ficou o australiano Mark Webber, da Red Bull, enquanto o alemão Adrian Sutil, da Force India, vai largar na terceira posição neste domingo.

O treino de classificação deste sábado foi realizado com pista molhada, temperatura baixa (média de 17ºC) e muitas interrupções pela falta de segurança devido à chuva forte que caiu em Interlagos. Mas tudo isso foi bom para Rubinho, que conseguiu a pole position e ficou em ótima posição para diminuir neste domingo a desvantagem de 14 pontos para Button, que é o seu companheiro na equipe Brawn GP e lidera o campeonato.

MUITA ÁGUA - A primeira parte do treino de classificação foi interrompida com quatro minutos de disputa, quando o italiano Giancarlo Fisichella perdeu o controle de sua Ferrari na curva do Sol e ficou no meio da pista - assim, ele largará na última posição do grid. Após 14 minutos de espera, a sessão recomeçou. Mas Vettel não conseguiu tempo para avançar, assim como o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, que era apontado como um dos favoritos à pole position em Interlagos.

Com a volta da chuva, mais 20 minutos de espera para a segunda parte do treino. Ao começar, foram apenas 2 minutos e 30 segundos de atividade na pista. Quando o italiano Vitantonio Liuzzi, da Force India, sofreu forte batida na reta dos boxes, houve nova paralisação. Depois disso, a sessão demorou 1 hora e 11 minutos para recomeçar - foi cogitado até a possibilidade de cancelar ou adiar a definição do grid de largada.

Mas, como a chuva deu uma trégua, os pilotos puderam completar o treino de classificação. Aí, nos minutos restantes da segunda parte da sessão, a maior surpresa do dia: Button não conseguiu tempo suficiente para avançar, terminando apenas com a 14ª posição no grid. Rubinho já estava no lucro, largando na frente de seus dois rivais na luta pelo título. Mas o brasileiro ainda queria mais, como ficou provado logo depois.

Na terceira e última parte do treino, Rubinho deu um show na ainda molhada pista de Interlagos, para alegria do público no autódromo. Com o tempo de 1min19s576, feito em sua volta final, o brasileiro conquistou a pole. É a terceira vez em seus 17 anos de Fórmula 1 que ele sai na frente no GP do Brasil - as outras foram em 2003 e 2004 -, aumentando a expectativa para uma inédita vitória em casa, que poderia mantê-lo na briga pelo título.

Confira como ficou o grid de largada:

1) Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP)

2) Mark Webber (AUS/Red Bull)

3) Adrian Sutil (ALE/Force India)

4) Jarno Trulli (ITA/Toyota)

5) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

6) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)

7) Nico Rosberg (ALE/Williams)

8) Robert Kubica (POL/BMW)

9) Kazuki Nakajima (JAP/Williams)

10) Fernando Alonso (ESP/Renault)

11) Kamui Kobayashi (JAP/Toyota)

12) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)

13) Romain Grosjean (FRA/Renault)

14) Jenson Button (ING/Brawn GP)

15) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India)

16) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)

17) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)

18) Lewis Hamilton (ING/McLaren)

19) Nick Heidfeld (ALE/BMW)

20) Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari)

Tudo o que sabemos sobre:
Fórmula 1GP do BrasilRubinho

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.