Dario Franchitti vence GP de Iowa e embola F-Indy

O escocês Dario Franchitti, da Chip Ganassi, venceu o GP de Iowa da Fórmula Indy, neste domingo, e embolou de vez a classificação geral da competição. O piloto subiu para a vice-liderança, com 238 pontos, apenas cinco a menos que o australiano Ryan Briscoe (Penske), líder e segundo colocado neste circuito oval.

MILTON PAZZI JR, Agencia Estado

21 de junho de 2009 | 17h09

Favoritos, Scott Dixon (Chip Ganassi) e Hélio Castroneves (Penske), pole position, fizeram uma fraca corrida, chegando na quinta e na sétima posição, respectivamente. Ele disputavam a liderança na volta 17 quando se tocaram e, com quebras de bico, tiveram de fazer um pit stop. Perderam tempo e não conseguiram voltar mais à frente.

Os outros brasileiros também tiveram problemas. Tony Kanaan (Andretti Green) chegou a liderar a prova por 48 voltas, mas teve problemas no carro mais uma vez e bateu sozinho no muro na volta 111. Antes disso, na volta 55, Mario Moraes e Raphael Matos se tocaram e bateram. Os dois tiveram de abandonar a prova.

Franchitti garantiu a vitória, para a alegria de sua esposa, a atriz Ashley Judd - presença constante nos autódromos - no trecho final da prova. Ele ultrapassou Ryan Briscoe na volta 138, precisou fazer uma última parada na volta 195 e não saiu mais da ponta até a 250ª e última volta.

A surpresa da prova foi o terceiro lugar do japonês Hideki Mutoh (Andretti Green). A próxima prova da Fórmula Indy será noturna, no GP de Richmond (oval), no dia 27 de junho (sábado).

CLASSIFICAÇÃO - Como ficou distante do pódio, Hélio Castroneves segue em quarto lugar no geral, com 213 pontos. Scott Dixon é o terceiro, com 226. Já Tony Kanaan segue em sétimo lugar, agora com 162 pontos. Raphael Matos é 13.º (120) e Mario Moraes, o 16.º (108).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.