Arquivo/AE
Arquivo/AE

Disputa judicial pode cancelar GP da Inglaterra de 2010

Corrida no país europeu é disputada desde 1950, quando ocorreu a primeira temporada da história Fórmula 1

Agência Estado,

23 de abril de 2009 | 15h43

LONDRES - O GP da Inglaterra, disputado desde a primeira temporada da Fórmula 1, em 1950, corre o risco de não acontecer em 2010. A causa das dúvidas sobre o futuro da prova é uma disputa judicial entre proprietários e locatários do autódromo de Donington Park, que foi escolhido para receber o evento.

Veja também:

tabela F-1: classificação do Mundial

especialConfira o calendário da temporada

especialESPECIAL: jogue o Desafio dos Pilotos

A empresa Wheatcroft and Son Ltd., dos proprietários do autódromo, entrou na justiça nesta quinta-feira contra a Donington Ventures Leisure, que tem um contrato de utilização do circuito por 150 anos. Os donos reclamam uma dívida de 2,47 milhões de libras (cerca de R$ 7,89 milhões) em aluguéis atrasados desde setembro.

Caso o débito não seja quitado, os proprietários devem romper o acordo com a Donington Ventures Leisure, o que tornaria inviável a realização da prova. "Tomamos essa decisão de forma muito relutante. Mas, embora tenhamos recebido garantias durante vários meses, eles continuam sem honrar os compromissos do contrato", disse Kevin Wheatcroft, um dos proprietários.

Simon Gillett, dono da Donington Ventures Leisure e promotor da prova, ainda não se manifestou sobre o caso, mas sabe-se que a empresa passa por dificuldades financeiras desde o fim do ano passado. Para a realização do GP da Inglaterra, são necessárias reformas no autódromo. O valor estimado das obras é de 100 milhões de libras (cerca de R$ 320 milhões).

O inglês Bernie Ecclestone, detentor dos direitos comerciais da Fórmula 1, já afirmou que não há um plano B para o caso de Donington não poder receber a prova. Ele também descartou a hipótese de pagar a dívida e assumir o controle da situação.

O GP da Inglaterra já foi disputado 59 vezes, em três pistas diferentes - Aintree, Brands Hatch e Silverstone. A prova de Donington Park seria a 61.ª edição da prova, que neste ano despede-se de Silverstone no dia 21 de junho.

Tudo o que sabemos sobre:
Fórmula 1

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.