
21 de novembro de 2020 | 13h00
Não haveria lugar melhor para um piloto português conquistar a primeira pole position para o país na história da MotoGP. Neste sábado, o feito foi alcançado por Miguel Oliveira no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, palco da etapa de Portugal, a última das 14 previstas para a temporada 2020.
Para assegurar a pole position, Oliveira, da KTM Tech3, cravou o tempo de 1min38s892 na sua última volta lançada na fase decisiva do treino de classificação. O piloto português, inclusive, não só fez uma pole inédita como largará pela primeira vez na sua carreira da fia principal do grid. Ele é o décimo colocado no campeonato, mas já venceu uma prova em 2020, a etapa da Estíria.
Quem mais se aproximou de Oliveira nesta sexta-feira foi o italiano Franco Morbidelli, que fez o tempo de 1min38s936 com a sua Yamaha SRT, ficando a apenas 0s044 do pole position - apenas os dois fizeram voltas em menos de 1min39 na sessão classificatória em Portimão.
O australiano Jack Miller foi 0s146 mais lento do que o português e vai largar com a sua Pramac Ducati da terceira posição. O britânico Cal Crutchlow, da LCR Honda, o francês Fabio Quartararo, da Yamaha SRT, e o alemão Stefan Bradl, da Honda, compõem, em ordem, a segunda fila do grid da corrida portuguesa.
Já a terceira tem o francês Johann Zarco, da Avintia Ducati, o espanhol Maverick Viñales, da Yamaha, e o compatriota Pol Espargaró, da Ducati. Campeão antecipadamente, o espanhol Joan Mir, da Suzuki, teve um dia ruim e largará apenas da 20.ª posição entre os 22 participantes.
A etapa de Portugal da MotoGP tem largada prevista para as 11 horas (de Brasília) deste domingo no Autódromo Internacional do Algarve.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.