Publicidade

Em treino movimentado, Morbidelli supera Miller e crava pole em Valência

Piloto ítalo-brasileiro garante primeiro lugar ao marcar tempo de 1min30s191

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Em uma sessão classificatória bastante agitada neste sábado, Franco Morbidelli se destacou e assegurou a pole para a etapa da Comunidade Valenciana da MotoGP. O ítalo-brasileiro marcou 1min30s191 para conquistar a primeira posição no circuito Ricardo Tormo, em Valência, na Espanha.

Vários pilotos se revezaram na primeira colocação ao longo do treino antes de Morbidelli garantir a pole em sua última tentativa. É a segunda vez que o piloto da Yamaha SRT larga na ponta nesta temporada. Ele tenta se recuperar do desempenho ruim na corrida passada, em que terminou apenas em 11º.

Em treino movimentado, Morbidelli supera Miller e crava pole em Valência. Foto: Lluis Gene/AFP

PUBLICIDADE

O australiano Jack Miller, da Pramac Racing, anotou 1min30s287, vai largar em segundo no grid e integrará a primeira fila da MotoGP pela quarta vez na temporada. O japonês Takaaki Nakagami, da LRC Honda, cravou 1min30s413 e sai do terceiro posto para completar a linha inicial de partida.

O francês Johann Zarco, da Esponsorama Racing, abre a segunda fila, seguido dos espanhóis Pol Espargaró (Red Bull KTM), Maverick Viñales (Yamaha) e Aleix Espargaró (Aprilia), quinto, sexto e sétimo colocados, respectivamente.

O italiano Francesco Bagnaia, da Pramac, sairá do oitavo lugar, à frente do sul-africano Brad Binder, da Red Bull KTM, na nona colocação. O português Miguel Oliveira, da KTM Tech 3, fechou o top 10.

Postulantes ao título, o francês Fabio Quartararo, da Yamaha SRT, e o espanhol Joan Mir, da Suzuki, não tiveram boa performance na atividade em Valência e vão largar apenas na 11ª e 12ª colocações, respectivamente. Álex Rins sequer conseguiu passar ao Q2 e vai sair em 14º.

Mir, aliás, lidera o Mundial, com 162 pontos, e pode ser campeão já neste domingo. Quartararo divide a segunda colocação do campeonato com Rins. Ambos somam 125 pontos, quatro a mais que Viñales, que ocupa o quarto lugar.

Publicidade

A sessão ficou marcada por um impressionante acidente. O espanhol Álex Márquez foi arremessado de sua moto e sofreu uma queda violenta. O piloto da Honda, no entanto, saiu ileso, logo se recuperou e voltou para a pista com a moto reserva para os minutos finais da atividade. Ele terminou na 20ª e penúltima posição.

A largada da etapa da Comunidade Valenciana, a penúltima do calendário de 2020 da MotoGP, está prevista para as 10 horas (horário de Brasília) deste domingo. A última corrida da temporada será em Portugal, no próximo fim de semana.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.