Equipe americana formaliza inscrição na Fórmula 1

Nome será USF1 e time é o segundo novato a querer entrar na temporada 2010 da categoria

Agência Estado

23 de maio de 2009 | 16h36

PARIS - Os dirigentes da USF1 formalizaram neste sábado a inscrição da equipe, baseada nos Estados Unidos, para o Mundial de Fórmula 1 de 2010.

Veja também:

linkAdrián Campos inscreve sua equipe para a F-1 de 2010

linkMosley se diz confiante sobre acordo entre equipes

Com isso, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) já tem duas equipes inscritas para a próxima temporada - a outra é a espanhola Campos, comandada pelo ex-piloto Adrian Campos, que atualmente disputa a GP2.

O prazo vai até o dia 29, próxima sexta-feira, e até agora nenhuma das 10 equipes que disputam a atual temporada se inscreveu, manobra que faz parte do acordo da Fota, a associação das equipes, na queda de braço com a FIA sobre o regulamento da próxima temporada, que prevê um teto de gastos de 40 milhões de libras (cerca de R$ 130 milhões).

A regra prevê que quem ultrapassar o teto terá limitações técnicas, o que, na visão da Fota, seria criar uma Fórmula 1 com dois regulamentos distintos. Dirigentes das equipes e da FIA se reuniram novamente neste sábado, mas ainda não chegaram a um acordo.

Ken Anderson, chefe da nova equipe, não quis divulgar quem será o fornecedor de motores, item obrigatório no formulário de inscrição, mas a imprensa norte-americana acredita que ele negocia com a Cosworth, que por muitos anos esteve na F-1 como parceira da Ford no fornecimento de motores - Wiliams e Toro Rosso foram seus últimos clientes, em 2006.

Anderson, engenheiro que já trabalhou em várias equipes de F-1 e também passou pela Nascar e pela Fórmula Indy, disse ainda que o nome de inscrição foi mesmo USF1, nome que teria sido rejeitado por Bernie Ecclestone, dono dos direitos comerciais e das marcas "Fórmula 1" e "F1". O projeto passou a então ser conhecido por USGPE, mas o nome original foi retomado agora, no formulário da FIA.

Tudo o que sabemos sobre:
Fórmula 1USF1FIAFota

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.