Publicidade

Equipe Honda gastava R$ 400 milhões por ano na Fórmula 1

Fabricante japonesa de automóveis, que enfrenta crise, decidiu abandonar a categoria para cortar gastos

PUBLICIDADE

Por Milton Pazzi Jr
Atualização:

A Honda anunciou oficialmente nesta sexta-feira que deixará a Fórmula 1 e afirmou que o principal motivo para abandonar a categoria é o corte de gastos. A fabricante japonesa de automóveis, que enfrenta uma crise com forte queda em suas vendas no mundo todo, não está mais disposta a investir quase meio bilhão de dólares por ano na F-1. Veja também:  Galeria de fotos da Honda na F-1  Blog do Livio: mais sobre a saída da Honda Presidente da Honda confirma saída da Fórmula 1 Petrobras diz que foi pega de surpresa com decisão da Honda Sem Honda, Petrobras vê dificuldade em ter outra equipe Presidente da Ferrari lamenta saída da Honda da F-1 Honda deixou F-1 para manter aparências, diz Villeneuve Mosley teme que Honda cause 'efeito dominó' na F1   Honda poderia vencer corridas em 2009, diz Ross Brawn   Crise na Honda faz Bruno Senna acionar plano B Di Grassi diz que sabia de situação difícil da Honda Nos dois últimos anos, Honda decepcionou na Fórmula 1 Confira abaixo para onde ia o dinheiro que a Honda investia no automobilismo e veja também como foi o desempenho da escuderia ao logo dos anos que esteve na principal categoria do automobilismo mundial. Linha do tempo: 1964 - A fábrica decide entrar na F-1 por iniciativa direta do fundador, Soichiro Honda. Estréia no GP da Alemanha 1965 - Ganha sua primeira corrida, o GP do México, com o americano Richie Ginther 1967 - Consegue sua segunda vitória, com o inglês John Surtees, no GP da Itália 1968 - Após temporada ruim, decide abandonar a F-1 pela primeira vez 1983 - Volta à F-1, mas apenas como fornecedora de motores, para a equipe Spirit 1983 a 1987 - Fornece para Williams os motores turbo (depois banidos) e conquista o Mundial de 87 com Piquet 1987 e 1988 - Entra na Lotus e inicia a parceria de sucesso com Ayrton Senna. Sai de lá após um ano sem o brasileiro 1988 a 1992 - É na McLaren a melhor fase da Honda na F-1, com o tricampeonato de Ayrton Senna e um título para Alain Prost 1991 - Fecha com a Tyrrell e fornece uma versão inferior ao utilizado na McLaren (que usava o V12), um V10 1993 - Sai no começo do ano da F-1 2000 a 2005 - Volta a trabalhar na F-1 e fecha acordo com a recém-criada BAR para fornecimento de motores 2001 e 2002 - Também fornece motores para a Jordan 2005 - A Honda decide voltar e assume a BAR, para quem desembolsa US$ 250 milhões 2006 - Tem seu melhor desempenho na história: é 4.º no Mundial de construtores e Jenson Button vence o GP da Hungria 2007 - Péssima temporada com carro ruim, fica à frente só de Super Aguri - para quem fornece motores - e Spyker na classificação por equipes 2008 - Sai da Super Aguri, que fecha, e em crise financeira, após mais uma temporada ruim, a Honda põe a equipe à venda por US$ 400 milhões. Avisa que não volta Mais sobre a Honda na Fórmula 1: Número de temporadas - 8 Pilotos na liderança - 8 vezes em 101 voltas em 8 GPs, num total de 575.991 km Pontos - 156 Pilotos: Giorgio Mondini (SUI) David Hobbs (ING) Jenson Button (ING) Jo Bonnier (SUE) Jo Schlesser (FRA) John Surtees (ING) Richie Ginther (EUA) Ronnie Bucknum (EUA) Rubens Barrichello (BRA)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.