PUBLICIDADE

Publicidade

F-1: Button vence e Barrichello é 2.º no GP da Austrália

Dupla garante feito da novata Brawn no pódio; Felipe Massa e Nelsinho Piquet não terminaram a prova

Por Milton Pazzi Jr
Atualização:

 SÃO PAULO - O inglês

Jenson Button

, de ponta a ponta, venceu o GP da Austrália de

Fórmula 1

na madrugada deste domingo, em Melbourne. Ele não teve trabalho e levou a estreante

Brawn GP

para sua primeira vitória na primeira corrida da temporada 2009, sua segunda vitória na carreira. O brasileiro

Publicidade

Rubens Barrichello

foi o segundo e garantiu a dobradinha, com ajuda no final.

Já o terceiro lugar teve mudança de dono:

Jarno Trulli

, da

Toyota

, foi punido com o acréscimo de 25 segundos por uma ultrapassagem irregular (enquanto o safety car ainda estava na pista) e ele, assim, caiu para o 12.º lugar. Com isso, o campeão mundial Lewis Hamilton, da McLaren, que fez uma corrida regular, herda a terceira posição e o lugar simbólico no pódio.

Publicidade

 

PUBLICIDADE

Veja também:

 NÚMERO

 18 pontos

 Já soma a Brawn GP com a dobradinha na Austrália, no Mundial de Construtores

Com esta vitória, a Brawn iguala o feito histórico da extinta equipe Wolf, em 1977, que também venceu sua corrida de estreia com o sul-africano Jody Scheckter. Porém, esta é a primeira vez que uma estreante consegue uma dobradinha no pódio (1.º e 2.º lugares). Ao confirmar a ótima fase, a equipe inglesa, que assinou seu primeiro contrato de patrocínio na sexta (US$ 15 milhões com o Grupo Virgin), larga na frente com 18 pontos, na classificação do Mundial de Construtores.

LARGADA

A esperança de vitória brasileira com Barrichello acabou logo na largada. Se Button saiu bem e abriu vantagem, Barrichello foi mal e acabou sendo ultrapassado, caindo para sétimo. Na curva 1, envolveu-se em toques com os carros de Heikki Kovalainen (McLaren) e Mark Webber (Red Bull), e mesmo com o bico da asa entortado no canto continuou na pista.

O recordista de provas da Fórmula 1 só trocou o bico no primeiro reabastecimento, após 20 voltas e, com regularidade, conseguiu chegar em segundo lugar com um acidente entre Sebastian Vettel e Robert Kubica, no final da prova.

Felipe Massa

Publicidade

, por outro lado, teve um dia ruim num circuito onde não costuma ter bom resultado. Esteve perto de brigar pelo pódio na parte final da corrida, mas teve de abandonar - recolheu sua

Ferrari

aos boxes na volta 47, com dificuldade para chegar. A equipe italiana também teve problemas com

Kimi Raikkonen

, que chegou na 16.ª posição, a última entre os que terminaram a prova.

 FRASE
 Nelsinho Piquet Piloto da Renault "Os freios ficaram loucos"

O primeiro GP de 2009 terminou mal para

Publicidade

Nelsinho Piquet

. Na volta 24, na reta, na relargada após entrada do safety car devido a batida isolada de

Kazuki Nakajima

(

Williams

), ele perdeu o controle da

Renault

na disputa de posição com

Publicidade

Nico Rosberg

(Williams), quando estava em sétimo e disputando posição com o alemão. "Os freios ficaram loucos", explicou aos engenheiros, no rádio.

DECISÃO

A corrida na Austrália terminou com safety car, após acidente entre

Sebastian Vettel

(

Red Bull

) e

Publicidade

Robert Kubica

(

BMW

) a três voltas do fim da prova, quando os dois disputaram roda a roda a segunda posição. Bateram no muro e Vettel, mesmo com a suspensão dianteira direita destruída, continuou na pista, completando quase uma volta assim. Mas abandonou.

A próxima prova é no domingo que vem (5 de abril) no circuito de Kuala Lumpur, o GP da Malásia, com largada prevista para as 6 horas (de Brasília).

 FÓRMULA 1 2009 - GP DA AUSTRÁLIA CLASSIFICAÇÃO FINAL - 58 voltas (307,574 km)
1.º - Jenson Button (ING/Brawn GP), 1h34min15s784 2.º - Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP), a 0s807  3.º - Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 2s914 4.º - Timo Glock (ALE/Toyota), a 4s435 5.º - Fernando Alonso (ESP/Renault), a 4s879 6.º - Nico Rosberg (ALE/Williams), a 5s722 7.º - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 6s004 8.º - Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 6s298 9.º - Adrian Sutil (ALE/Force India), a 6s335 10.º - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber), a 7s085 11.º - Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 7s374 12.º - Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 26s604 13.º - Mark Webber (AUS/Red Bull), a 1 volta 14.º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 2 voltas 15.º - Robert Kubica (POL/BMW Sauber), a 3 voltas 16.º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 3 voltas Não terminaram a prova:Felipe Massa (BRA/Ferrari), volta 45, abandono Nelsinho Piquet (BRA/Renault), volta 24, quebra Kazuki Nakajima (JAP/Williams), volta 17, acidente Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), volta 1, acidente  Volta mais rápida: Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min27s706, na volta 48

Atualizado às 7h05 para acréscimo de informação