F-3 terá disputa sul-americana

As disputas brasileiras voltarão à F-3 inglesa, a mais tradicional categoria de acesso do automobilismo internacional, em 2004. Nelson Angelo Piquet confirmou que fará sua segunda temporada e Danilo Diraini, o campeão da F-3 sul-americana, fechou contrato com a poderosa Carlin Motorsport, que fez os dois primeiros lugares este ano. "É a melhor equipe para ter bons resultados em curto espaço de tempo", disse o paulista de 20 anos.Em 2002, na F-3 sul-americana, Nelsinho ganhou o título e Dirani foi o vice, com duas vitórias. Os dois são amigos e Piquet deu importantes orientações a Dirani para os testes na Inglaterra. Em 2003, Dirani foi um dos melhores pilotos. De 18 corridas sul-americanas, venceu 14 e fez a volta mais rápida em todas. Ganhou o Capacete de Ouro da revista Racing, na sua categoria.Dirani disse que optou pela F-3 inglesa pela fácilidade. "O carro eu já conheço. Tenho de me adaptar ao traçado das pistas e aos pneus, que são mais duros." As corridas da F-3 inglesa são mais curtas e quem larga na frente tem muito mais chances, já que as ultrapassagens não são fáceis.A F-3 inglesa começa em 4 de abril, em Donington Park. São 12 etapas, com duas corridas cada. Haverá uma em Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 12 de setembro. Os melhores pilotos da F-3 de cada país também disputam o Marlboro Challenge, espécie de Mundial, no traçado holandês de Zandvoort.Este ano a Carlin foi campeã com Alan Van Der Merwe, sul-afrricano, e vice com Jamie Green, inglês, estreante. Nelsinho foi terceiro. "A equipe deu condições para que um estreante fosse vice", disse.O piloto espera correr contra Nelsinho "de igual para igual". Dirani correrá com o mesmo equipamento de Piquet: um Dallara F303 Mugen-Honda. E terá dois companheiros experientes: Clivio Piccione, de Mônaco, em sua terceira temporada, e o português Álvaro Parente, em seu quarto ano na F-3.Outros brasileiros ainda poderão correr a F-3 inglesa em 2004, como Allam Khodair, campeão da Fórmula Renault este ano, que aguarda decisão da Renault sobre ajuda de custo para correr na Europa. Lucas Di Grassi e Fernando Rees também devem correr de F-3 em 2004. Mas, além da F-3inglesa, há o campeonato europeu, a F-3 alemã e a F-3 espanhola como opções.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.