Publicidade

FÓRMULA E VAI REUNIR SEGUNDA GERAÇÃO DE SENNA, PROST E PIQUET

Nova categoria estreia em setembro e terá carros elétricos, circuitos de rua, menos barulho, três brasileiros e velhos conhecidos da F-1

PUBLICIDADE

Por Ciro Campos
Atualização:

A partir de setembro, os fãs de automobilismo vão matar saudade de sobrenomes de peso das pistas, como Piquet, Prost e Senna. Eles estarão juntos novamente em um mesmo grid. A segunda geração do trio que ganhou dez títulos mundiais na Fórmula 1 vai representar a família na Fórmula E, nova categoria da FIA, que tem sua primeira prova em setembro. Para Bruno Senna, sobrinho do tricampeão mundial Ayrton Senna, será um atrativo e os pegas vão criar nostalgia para o público.

PUBLICIDADE

Bruno Senna, Nicholas Prost e Nelsinho Piquet estão entre os 20 pilotos confirmados para a primeira corrida da Fórmula E. A etapa de abertura será dia 13, em Pequim, na China. O calendário terá dez etapas, todas elas em circuitos de rua, com encerramento marcado para junho do ano que vem, em Londres, na Inglaterra.

"Ter sobrenomes de peso é legal na categoria e sem dúvida cria uma nostalgia para quem gosta de automobilismo", disse Bruno Senna. "A Fórmula E será o campeonato mais forte e competitivo depois da Fórmula 1", afirmou o piloto. Além dele e de Nelsinho, outro representante brasileiro será Lucas di Grassi. Todos eles já tiveram passagens pela Fórmula 1.

Categoria terá carros elétricos e passará por circuitos de rua Foto: Divulgação

A categoria traz no próprio nome a preocupação ecológica. Todos os carros serão elétricos, sem emissão de carbono e com pouquíssimo barulho dos motores, o que costuma não agradar muito ao público das corridas. A velocidade máxima será de 225 km/h, com a potência de 270 cavalos durante as sessões classificatórias. Durante a prova, os pilotos terão essa potência reduzida a 202 cavalos, mas ela poderá ser incrementada caso o competidor ganhe uma eleição no site da categoria na internet como o mais popular daquela etapa. Isso dará a ele a possibilidade de usar mais 40 cavalos durante cinco segundos ao longo da corrida.

"A interação com o público é um dos atrativos da Fórmula E. E novidade também. Todas as pistas de rua vão passar por locais importantes de cada cidade e buscar se aproximar dos fãs", explicou Senna. O piloto disse estar ansioso para a estreia e prevê que entre os favoritos estão o espanhol Jaime Alguersuari e o suíço Sebastian Buemi, além, claro, dos brasileiros.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.