Reuters
Reuters

Fota anuncia a criação de uma competição paralela à F-1

Escuderias não concordam com as novas regras da FIA e decidem formular uma nova competição para 2010

Agência Estado,

18 de junho de 2009 | 20h51

SILVERSTONE - A Fórmula 1 está oficialmente rachada. Depois de uma longa reunião na noite desta quinta-feira, em Enstone, cidade próxima ao circuito de Silverstone, onde acontecerá o GP da Grã-Bretanha neste fim de semana, a associação das equipes (Fota) anunciou que não entrou em acordo com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e que já está planejando a criação de uma nova categoria para entrar em vigor em 2010.

 

Veja também:

tabela F-1: classificação do Mundial

especial Confira o calendário da temporada

especial ESPECIAL: jogue o Desafio dos Pilotos

 

 Mostrando união, as oito equipes da Fota assinaram o documento divulgado na noite desta quinta-feira, que anuncia o rompimento com a FIA: Ferrari, BMW, Brawn GP, McLaren, Red Bull, Renault, Toro Rosso e Toyota. Assim, das atuais participantes do campeonato, apenas Williams e Force India estarão na temporada de 2010 da Fórmula 1, que busca agora novas escuderias para continuar existindo.

 

A FIA tinha dado prazo até sexta-feira para definir se as equipes da Fota fariam suas inscrições incondicionalmente para a temporada de 2010. O presidente da entidade, Max Mosley, chegou a fazer algumas concessões nos últimos dias dessa longa negociação, mas exigia que as escuderias se comprometessem a participar do próximo campeonato antes que o novo regulamento pudesse ser discutido.

 

No documento divulgado nesta quinta-feira, a Fota diz que desde sua criação, em setembro, sempre trabalhou em conjunto com a FIA para desenvolver a categoria. Apesar disso, as diferenças só aumentaram neste ano, principalmente com o desejo de Mosley de implantar o teto orçamentário e a sua imposição das novas regras, o que provocou revolta das escuderias, resultando no racha agora oficializado.

 

"As equipes não têm outra alternativa que não seja começar os preparativos para a criação de um novo campeonato que reflita os valores dos participantes e de seus parceiros", avisou a Fota, no comunicado divulgado nesta quinta-feira. "Essa categoria terá um comando transparente. E atenderá aos desejos dos fãs, oferecendo, inclusive, preços mais baixos para os espectadores."

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.