Publicidade

Gabriel Casagrande confirma o favoritismo e vence a 1ª etapa da Stock Car 2022 em Interlagos

Atual campeão e pole position neste domingo, o piloto lidera de ponta a ponta a prova da Corrida das Duplas; Enzo Elias fatura a disputa de convidados

PUBLICIDADE

Por Paulo Chacon
Atualização:

O atual campeão da Stock Car venceu a primeira etapa da nova temporada. Na abertura da competição de 2022 da Stock Car, Gabriel Casagrande confirmou o favoritismo e venceu a primeira corrida deste domingo, dia 13. Liderando de ponta a ponta, o piloto foi pouco incomodado durante toda a disputa e ficou com a vitória. Na prova dos convidados na Corrida das Duplas, Enzo Elias ficou com a primeira colocação. 

Além de vencer na etapa de abertura da temporada da Stock Car, Gabriel Casagrande saiu como o grande ganhador do domingo. Isso aconteceu porque Gabriel Robe, parceiro de Casagrande na corrida das Duplas, fechou a segunda prova com o quarto lugar e fez com que a parceria fosse a que mais pontuou na etapa de abertura, com 41 pontos.

Stock Car 2022 começa em Interlagos com Gabriel Casagrande vencendo a primeira corrida. Foto: Duda Bairros/Vicar

PUBLICIDADE

Como foi a primeira corrida

O momento da largada em Interlagos foi tenso. Logo na primeira curva, Thiago Camilo atacou e Gabriel Casagrande segurou a primeira posição usando o traçado da pista ao seu favor. Mais para trás, os toques aconteceram quase que naturalmente e alguns pilotos tiveram de ir para o box, como foi o caso de Rubens Barrichello. 

No decorrer dos 30 minutos de corrida, Casagrande manteve a ponta sem sustos. Já para o restante dos pilotos, a disputa foi muito mais intensa. Com a grande maioria buscando as ultrapassagens, principalmente na luta para entrar no top 5, a emoção se manteve até o fim.

Nos minutos finais, Gabriel Casagrande seguiu controlando o ritmo das voltas e terminou a corrida com a vitória. Thiago Camilo, que largou na segunda posição, ficou em segundo lugar e Daniel Serra completou o pódio da primeira prova da Stock em 2022. Interlagos não recebeu torcida por causa da pandemia. Cada prova será avaliada sobre a participação ou não dos torcedores. 

"Foi uma corrida difícil apesar de não ter parecido na pista. A gente sofre bastante com o desgaste de pneus, por exemplo. Consegui controlar um pouco o uso do botão de ultrapassagem, mas precisei usar para manter a minha posição. Agora é ver o que a gente consegue nessa segunda corrida", comentou Thiago Camilo após subir ao pódio.

Publicidade

"Foi muito bom. Estou muito feliz de começar a temporada desse jeito e tenho de agradecer a minha equipe por isso e também o meu parceiro por tudo que ele fez na segunda prova", disse Casagrande, vencedor da prova 1, referindo-se ao desempenho do parceiro na prova 2. Ele conquistou pontos também pelo bom desempenho do time na segunda corrida.

Disputa dos convidados

Na segunda prova da Corrida das Duplas, os pilotos titulares da temporada da Stock Car deram lugar para seus respectivos convidados. Por conta do regulamento, o carro que venceu a primeira corrida troca de lugar com o décimo no grid de largada da segunda. O mesmo acontece com o segundo e o nono, o terceiro e o oitavo e assim por diante.

PUBLICIDADE

Diferentemente do que aconteceu na abertura da temporada, os pilotos foram cautelosos no começo e passaram a atacar em busca das ultrapassagens em um segundo momento. Desta forma, o destaque ficou com Gabriel Robe. Largando em décimo, o piloto fez a primeira parte dos 30 minutos de maneira agressiva e se colocou no top 6 da prova. Além disso, por causa de um erro no box de Albert Costa, Enzo Elias assumiu a liderança e passou a abrir vantagem. 

Na reta final, Costa e Elias protagonizaram um verdadeiro duelo pela primeira posição. Conseguindo cortar a diferença a cada volta, Albert encostou em Enzo para a última volta em Interlagos. Nela, Elias controlou o seu ritmo, manteve a liderança e venceu a segunda prova da Corrida das Duplas. O pódio foi completado com Albert Costa em segundo lugar e Augusto Farfus, na terceira colocação.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.