SuperBike Brasil/Divulgação
SuperBike Brasil/Divulgação

Emoção e equilíbrio marcam disputas na grande final da SuperBike Brasil 2021

Títulos em várias categorias são definidos no Autódromo de Interlagos; Joelsu Mitiko foi o primeiro campeão do dia, na categoria Evolution e Danilo Lewis venceu a disputa da Pro

Eugenio Goussinsky, especial para o Estadão

19 de dezembro de 2021 | 15h12
Atualizado 19 de dezembro de 2021 | 18h40

Até o início da tarde, a grande final SuperBike Brasil 2021, principal competição de motovelocidade do País teve disputas equilibradas e muita emoção, em Interlagos. Mesmo em um dia nublado na capital paulista, com momentos de garoa que deixavam a pista escorregadia, as corridas foram disputadas com intensidade e segurança, com a direção de prova interrompendo nos momentos necessários, esperando que o asfalto secasse.

A primeira decisão ocorreu na categoria SuperBike Evolution, que teve uma chegada eletrizante, com o piloto Joelsu Mitiko, da Controllity Racing, vencendo a prova na manhã deste domingo e conquistando o título.

Na Honda Junior Cup, celeiro de novos talentos da motovelocidade, João Teixeira terminou na quinta posição, em prova vencida por  Guilherme Fernandes, o Foguetinho, mas a decisão está sub judice, e Teixeira ainda aguarda para comemorar o título. Na prova vencida por Mitiko, pela Evolution, ele entrou na pista como líder da competição, mas o vice-líder André Veríssimo, da HJC/PSBK, ainda poderia conquistar o título.

A disputa na reta final, porém, teve Mitiko e Manow Martins, da Koube Motonil Motors, como protagonistas. 

Mitiko levou a melhor e ficou com o título. Veríssimo também manteve um ritmo intenso, ficando na terceira colocação, atrás de Martins, o segundo.

Emoção na Pro

Nas outras categorias, a Pro, considerada a principal, já tinha o campeão definido. O gaúcho Pedro Sampaio, da RXP/TRH Racing, entrou já com o título garantido, em uma prova que, no início, foi interrompida por causa da chuva.

Na metade da prova, Sampaio fez uma linda ultrapassagem sobre o paulista Danilo Lewis, da Tecfil Racing Team, por dentro, e conquistou a primeira colocação. Até o fim da prova a disputa foi acirrada, com Lewis pressionando e recuperando a posição, em outra linda ultrapassagem, por fora. Sampaio, buscando terminar com vitória a temporada, ainda recuperou a posição, mas acabou sendo ultrapassado novamente. Foi a terceira vitória consecutiva de Danilo Lewis nesta categoria. Ele passou uma parte da temporada competindo nos Estados Unidos. Mauriti Junior terminou em terceiro e ficou com o vice-campeonato da  categoria.

Além da SuperBike Evolution e da Honda Junior Cup, as categorias Copa Pro Honda, Supersport 600 e SuperBike Escola definem o título neste domingo. Dentro de provas como a da Supersport 600 cc e da Supersport 400 cc houve disputas de títulos em subcategorias.

Na segunda e decisiva prova da categoria Copa Pro Honda CBR 650R, Guilherme Brito, da Koube Motonil Motors, venceu a prova, mas o título do campeonato foi para João Vitor Carneiro, da Cajuru Racing, que ficou com o terceiro lugar. O segundo colocado foi Felipe Macan, companheiro de equipe de Carneiro.

Houve também uma equilibrada prova da Supersport 400 cc, em que, mesmo não conquistando a vitória e sendo punido com 20 segundos por não reduzir após a entrada do safety car, o argentino Mauro Passarino ficou com o título. Na categoria SuperSport 600 cc, também realizada com garoa, os pilotos mantiveram a cautela. E Lucas Torres, da equipe PRT, venceu a corrida e coroou suas performances no fim de semana. Gustavo Manso obteve a quinta colocação, suficiente para lhe garantir o título.

Na SuperBike Escola, que também premiou vencedores em três subcategorias, Felipe Bittencourt, da PCM/PRT, acelerou com intensidade, liderando e fazendo várias melhores voltas. Bittencourt se sagrou campeão, em prova muito boa de Christian Simonit, da RXP/TRH, que ultrapassou Alex de Souza, Koube Motonil Motors, postulante ao título, e ficou em segundo. Pressionado, Souza acabou caindo no fim da prova e Bittencourt garantiu o título.

Confira todos os campeões da SuperBike Brasil 2021 definidos neste domingo.

Copa Pro Honda CBR 650R - João Vitor Carneiro, da Cajuru Racing (terceiro colocado neste domingo)

SuperBike Pro - Pedro Sampaio, da RXP/TRH Racing (segundo colocado neste domingo)

SuperBike Evolution - Joelsu Mitiko, da Controllity Racing (vencedor neste domingo)

SuperSport 600cc - Gustavo Manso, da Dezeró Racing (quinto colocado neste domingo)

SuperSport 400cc - Mauro Passarino, da Tecfil Racing Team (resultado da prova sub judice)

SuperBike Escola - Felipe Bittencourt, da PCM/PRT (vencedor neste domingo)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.