SÃO PAULO - O inglês
, da
, confirmou o favoritismo e larga na pole position do GP da Itália de
, em Monza, neste domingo (às 9 horas, com Globo e ao vivo aqui no
estadao.com.br
). Ao seu lado, mais uma vez a surpreendente
, com
, fechando a primeira fila em Monza.
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Na briga pelo título de campeão da temporada,
(vice) e
(líder, com 16 pontos de vantagem), ambos da
, ficaram mais atrás, na terceira fila, com 5.º e 6.º lugares, respectivamente. Aparentemente, ambos estão com o carro mais pesado e podem adotar a estratégia de parar apenas uma vez durante as 53 voltas da prova, para tentar diminuir a vantagem contra quem tem o kers - como é o caso das McLarens e as Ferraris.
Seus concorrentes diretos,
e
, os dois da
, não andaram na frente no fim de semana e ficaram com as últimas posições do Q3 (a última sessão do treino classificatório), 9.º e 10.º lugares. Porém, ambos devem estar com o tanque de combustível cheio para a largada e também podem surpreender na corrida.
O dia não foi bom para o italiano
, que estreia na
no lugar de
. Ele bateu no terceiro e último treino livre - por errar a freagem na entrada da curva Parabólica -, destruindo a suspensão dianteira esquerda, e conseguiu participar do treino classificatório. Mas não passou do Q2 (a segunda sessão) e largará apenas em 14.º lugar. O problema do italiano - que trocou a chance de vencer uma corrida pelo bom momento da Force India para realizar um sonho - é se adpatar ao tempo e à força de freagem do F60.
Seu companheiro,
, fez a festa da torcida italiana ao garantir o terceiro lugar no grid, ficando à frente da McLaren do finlandês
. Já o italiano que tem esperanças de conseguir algo é o reestreante
, que com seu Force India conseguiu garantir a 7.ª posição.
e a
largam apenas em 11.º lugar. A
ficou longe de conseguir algo melhor (
é 13.º e
o 15.º) porque seus dois carros tiveram problemas aparentemente no motor.
O temor geral entre as equipes é que existe uma pequena possibilidade de chuva para a corrida, o que forçaria a uma mudança significativa nas estratégias pelo fato da pista ter como principal característica a pouca aderência aerodinâmica.
FÓRMULA 1 2009 - GP DA ITÁLIA GRID DE LARGADA - 53 voltas |
1.º - Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min24s0662.º - Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min24s2613.º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min24s5234.º - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min24s8455.º - Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP), 1min25s0156.º - Jenson Button (ING/Brawn GP), 1min25s0307.º - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), 1min25s0438.º - Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min25s0729.º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min25s18010.º - Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min25s31411.º - Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min23s61112.º - Romain Grosjean (FRA/Renault), 1min23s72813.º - Robert Kubica (POL/BMW Sauber), 1min23s86614.º - Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari), 1min23s90115.º - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber), 1min24s27516.º - Timo Glock (ALE/Toyota), 1min24s03617.º - Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min24s07418.º - Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min24s12119.º - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min24s22020.º - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 1min24s951 |
Atualizado às 10h34 para acréscimo de informações