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Hamilton reage, supera Vettel e fatura GP da Espanha; Massa é o 13º

Piloto da Mercedes larga mal, mas recupera primeiro lugar e reduz vantagem de Vettel na liderança da temporada

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Com uma estratégia bem-sucedida, o inglês Lewis Hamilton superou o alemão Sebastian Vettel neste domingo e venceu o GP da Espanha de Fórmula 1, no circuito de Montmeló, nos arredores de Barcelona. O piloto da Mercedes exibiu melhor escolha em sua tática de pneus e, apesar da fraca largada, faturou a segunda vitória do ano. Vettel terminou e segundo e o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, completou o pódio. Felipe Massa foi apenas o 13º colocado.

No exigente circuito catalão, Hamilton mostrou fôlego e tomou melhores decisões para voltar a vencer, após ser superado por Vettel e pelo finlandês Valtteri Bottas, seu companheiro de Mercedes, nas últimas etapas. A sequência de pneus utilizada, terminando com os macios, foi determinante para o novo triunfo.

Hamilton largou mal, mas se recuperou e venceu o GP da Espanha Foto: Manu Fernandez/AP

Com sua 55ª vitória na F-1, Hamilton reduziu a vantagem de Vettel na liderança do Mundial de Pilotos. O alemão soma 104 pontos, contra 98 do tricampeão.

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Os pilotos da Fórmula 1 voltam à pista daqui a duas semanas para a disputa do tradicional GP de Mônaco, pelas ruas de Montecarlo, no dia 28.

A CORRIDA

Depois do treino de sábado, Hamilton afirmara que poderia ter dificuldade para conter Vettel na largada. Neste domingo, o alemão justificou a preocupação ao ultrapassar o inglês antes da primeira curva numa largada tumultuada no pelotão intermediário. Uma disputa entre Bottas, Raikkonen e Verstappen abreviou a corrida dos dois últimos e quase causou forte batida logo na primeira curva.

Os três disputavam as primeiras posições quando dividiram a pista. Somente Bottas saiu imune do choque de roda com roda. Raikkonen e Verstappen saíram da pista e, quando voltaram, quase acertaram outros pilotos. Acabaram deixando a corrida na sequência. Logo atrás, Massa e Alonso também se tocaram e ambos ficaram no prejuízo.

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O brasileiro teve um dos pneus furado. Ao fazer uma parada inesperada para trocar o composto, caiu para o pelotão do fundo. Alonso, que largou de um surpreendente 7º lugar, saiu da pista e também perdeu posições importantes. O choque restringiu a corrida da dupla a uma briga pelas últimas colocações. Somente três pilotos cruzaram a linha de chegada atrás deles.

Na ponta, Vettel e Hamilton fizeram uma briga de estratégia e velocidade até a última volta. Na condição de coadjuvante, Bottas não chegou a sonhar com a vitória. O vencedor da última prova acabou ofuscado pela primeira disputa direta entre o alemão e o inglês.

O duelo tático esquentou a partir da 15ª volta, quando Vettel colocou pneus macios. Hamilton assumiu a liderança e o alemão caiu para terceiro. Eles se revezavam também na disputa pelo melhor tempo da prova.

Sete voltas depois, foi a vez de Hamilton trocar os pneus: voltou para a pista com os médios, mais resistentes. Vettel chegou a fazer breve duelo com Bottas para assumir a ponta e voltou a liderar na 25ª volta. Na sequência, Hamilton também passou o finlandês.

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Vettel aumentou a vantagem sobre Hamilton na 36ª volta, quando o inglês parou pela segunda vez, para colocar pneus macios. O alemão partiu para os boxes logo em seguida e calçou pneus médios. A diferença entre as opções de compostos da Pirelli seria decisiva para a definição da prova.

Foi nesse momento que a disputa ganhou em emoção. Ao voltar para a pista, Vettel se encontrou com Hamilton. Ambos se tocaram e o inglês até saiu rapidamente da pista. Insistente, o alemão assegurou a primeira colocação.

Hamilton, no entanto, melhorou seu rendimento com os pneus macios, mais velozes, e foi para cima. Na 44ª volta, passou Vettel e começou a abrir vantagem diante do rival que tinha compostos mais lentos, porém mais resistentes. Bottas já estava fora da briga porque abandonara no 39º giro, em razão de problemas no motor.

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Enquanto Hamilton apostava na velocidade dos macios, Vettel mirada o eventual maior desgate dos compostos do rival. Mas o inglês sofreu pouco com a degradação e aumentou a vantagem, até cruzar a linha de chegada em primeiro, com 3 segundos e meio de frente diante do alemão.

No fundão, em uma corrida discreta, Massa cruzou a linha de chegada em 13º, após fazer três paradas, uma delas inesperada, no início da prova. O brasileiro só se destacou na prova ao fazer boa ultrapassagem por Vandoorne, que chegou a sair da pista e causou o acionamento do safety car virtual, sem maiores consequências.

Alonso, por sua vez, não empolgou a torcida, como era esperado, depois de grande exibição no treino classificatório. O piloto da casa, no embalo do melhor resultado da McLaren no ano em um sábado, não conseguiu entrar na cobiçada zona de pontuação. Foi apenas o 12º. Ainda assim, foi seu melhor resultado no ano - não conseguira completar as quarto provas anteriores.

Confira a classificação final do GP da Espanha:

1º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 66 Voltas em 1h36min14s

2º - Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), a 3s490

3º - Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), a 1min15s820

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4º - Sergio Pérez (MEX/Force India), a 1 volta

5º - Esteban Ocon (FRA/Force India), a 1 volta

6º - Nico Hülkenberg (ALE/Renault), a 1 volta

7º - Carlos Sainz Jr (ESP/Toro Rosso), a 1 volta

8º - Pascal Wehrlein (ALE/Sauber), a 1 volta

9º - Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), a 1 volta

10º - Romain Grosjean (FRA/Haas), a 1 volta

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11º - Marcus Ericsson (SUE/Sauber), a 1 volta

12º - Fernando Alonso (ESP/Mclaren), a 2 voltas

13º - Felipe Massa (BRA/Williams), a 2 voltas

14º - Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 2 voltas

15º - Jolyon Palmer (ING/Renault), a 2 voltas

16º - Lance Stroll (CAN/Williams), a 2 voltas

Não completaram a prova:

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Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

Max Verstappen (HOL/Red Bull)

Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren)

Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)

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