Hispania anuncia Karthikeyan e F1 fecha vagas de 2012

A última vaga que estava em aberto no grid da Fórmula 1 deste ano foi oficialmente preenchida nesta sexta-feira. A Hispania anunciou a contratação do indiano Narain Karthikeyan como novo companheiro do espanhol Pedro de la Rosa, fato que definiu os 24 pilotos titulares que iniciarão o Mundial de 2012, marcado para começar no próximo dia 18 de março, em Melbourne, no GP da Austrália.

AE, Agência Estado

03 de fevereiro de 2012 | 08h47

Karthikeyan, de 35 anos, formará com De La Rosa, de 40, a dupla de corredores com maior média de idade entre todas as escuderias do grid atual da F1. Para o indiano, a sua contratação significou o seu retorno à equipe que defendeu no ano passado até o GP de Valência, realizado no fim de junho. Em seguida, o australiano Daniel Ricciardo substituiu o piloto da Índia, que seguiu ligado à Hispania, tendo disputado alguns treinos livres de sexta-feira e ainda voltado a correr como titular na etapa indiana do Mundial, em outubro.

Confirmado como último titular da F1 para este ano, Karthikeyan festejou o acerto com a escuderia espanhola. "Tivemos muito trabalho para fazer isso tudo acontecer, mas estou absolutamente feliz por voltar ao grid em 2012, pela equipe Hispania", disse o piloto, para depois completar: "Fiquei satisfeito com o nosso desempenho no GP da Índia e estou ansioso para essa nova temporada".

O chefe da Hispania, Luis Perez-Sala, também comemorou o acordo com Karthikeyan e destacou o fato de a equipe voltar a contar com um piloto experiente e que já tem a confiança dos integrantes da escuderia. "Tenho o prazer de contar com Narain para esta temporada, assim como ele vai contribuir para a continuidade e estabilidade da equipe. Ele é um piloto rápido, intuitivo e seguro", disse o dirigente, para depois elogiar o desempenho do indiano na temporada passada. "Dos oito GPs que ele disputou em 2011, ele só não conseguiu terminar (a prova) em uma ocasião e teve um grande desempenho na última corrida que participou (na Índia)", enfatizou.

Antes de Karthikeyan ser confirmado pela Hispania, o brasileiro Bruno Senna havia sido anunciado como substituto de Rubens Barrichello na Williams, fato que deixou o veterano piloto sem emprego na principal categoria do automobilismo mundial. Essa vaga que estava em aberto na equipe espanhola era a última que poderia ser preenchida por Rubinho, mas agora as portas da F1 se fecharam de vez para o brasileiro em 2012.

Confira como ficou o grid e a numeração dos pilotos da Fórmula 1 de 2012:

Renault

1 - Sebastian Vettel (ALE)

2 - Mark Webber (AUS)

McLaren

3 - Jenson Button (ING)

4 - Lewis Hamilton (ING)

Ferrari

5 - Fernando Alonso (ESP)

6 - Felipe Massa (BRA)

Mercedes

7 - Michael Schumacher (ALE)

8 - Nico Rosberg (ALE)

Lotus

9 - Kimi Raikkonen (FIN)

10 - Romain Grosjean (FRA)

Force India

11 - Paul Di Resta (ESC)

12 - Nico Hulkenberg (ALE)

Sauber

14 - Kamui Kobayashi (JAP)

15 - Sergio Pérez (MEX)

Toro Rosso

16 - Daniel Ricciardo (AUS)

17 - Jean-Eric Vergne (FRA)

Williams

18 - Pastor Maldonado (VEN)

19 - Bruno Senna (BRA)

Caterham

20 - Heikki Kovalainen (FIN)

21 - Jarno Trulli (ITA)

Hispania

22 - Pedro de la Rosa (ESP)

23 - Narain Karthikeyan (IND)

Virgin

24 - Timo Glock (ALE)

25 - Charles Pic (FRA)

Tudo o que sabemos sobre:
Fórmula 1HispaniaNarain Karthikeyan

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.