O inglês Lewis Hamilton teve um fim de semana inesquecível. Pole position do GP de Cingapura, a 14ª etapa da temporada 2014 da Fórmula 1, realizada no circuito de rua de Marina Bay, o piloto da Mercedes triunfou na prova deste domingo, 21, e ainda assumiu a liderança do campeonato, se aproveitando do abandono do alemão Nico Rosberg, seu companheiro de equipe e principal concorrente na luta pelo título do campeonato.
Pole position, Hamilton liderou praticamente toda a corrida neste domingo e não chegou a ter a sua vitória ameaçada, mesmo que a entrada do safety car o tenha obrigado a forçar o ritmo nas voltas que antecederam o seu último pit stop para não correr o risco de perder posições.
O alemão Sebastian Vettel terminou a prova na segunda colocação e o australiano Daniel Ricciardo, seu companheiro de equipe na Red Bull, completou o pódio, em terceiro lugar. Já o brasileiro Felipe Massa, da Williams, ficou na quinta colocação em Cingapura. Com os pilotos da Mercedes disparados nas duas primeiras posições do campeonato, Ricciardo é o terceiro, agora com 181 pontos, enquanto Massa ocupa a nona colocação com 65 pontos. Já o Mundial de Construtores tem a Mercedes na ponta, com 479 pontos. A Red Bull é a segunda colocada, com 305 pontos, e a Williams sustentou a terceira posição, com 187. A CORRIDA Para quem luta pelo título do campeonato com o companheiro de equipe, o início do GP de Cingapura não poderia ter sido melhor para Hamilton. Afinal, Rosberg, que havia conquistado a segunda posição no grid no treino de sábado, precisou largar dos boxes em razão de problemas eletrônicos no seu carro, que ficou parado na saída para a volta de apresentação. Assim, Hamilton, o pole position, não teve dificuldades para sustentar a liderança na largada, que teve algumas trocas de posições. Alonso, por exemplo, chegou a saltar para o segundo lugar, mas precisou devolver uma posição a Vettel por passar reto na primeira curva. Eles eram seguidos por Ricciardo, Raikkonen e Massa, o sexto colocado, que perdeu uma posição. Enquanto isso, Rosberg, mesmo com problemas no seu carro, tentava recuperar terreno após largar dos boxes, só o que seu ritmo estava bem abaixo do potencial da Mercedes, que vem sendo soberana desde o início do campeonato. Após a primeira rodada de pit stops, Hamilton já apresentava vantagem confortável para Vettel, que era seguido por Alonso, Ricciardo e Massa, que foi um dos primeiros pilotos a ir aos boxes e assim conseguiu recuperar a posição que havia perdido para Raikkonen no início da prova. Rosberg também foi aos boxes, mas para abandonar o GP de Cingapura, em uma saída precoce que, ao término da corrida, acabou lhe custando a liderança do campeonato para Hamilton. Sem muitas disputas de posições, a estratégia de pit stops começou a ser decisiva para a definição da prova. Assim, como Button optou inicialmente por parar uma vez a menos que os demais oponentes, ele conseguiu ganhar algumas posições, incluindo a de Massa, atingindo o quinto lugar atrás de Hamilton, Alonso, Vettel e Ricciardo. Até que um toque de Adrian Sutil em Sergio Perez provocou a entrada do safety car na pista na 32ª volta por causa dos detritos que ficaram no traçado, alterando algumas táticas. Então, enquanto Hamilton, Vettel, Ricciardo e Massa preferiram seguir na pista, Alonso, Button e Raikkonen seguiram para os boxes. E na retomada da prova, Hamilton se manteve na liderança, abrindo boa vantagem para Vettel, seguido por Ricciardo, Alonso e Massa. O problema era que o inglês precisava realizar mais um pit stop. Assim, ele forçou ainda mais o seu ritmo, como se estivesse em um treino de classificação, mesmo com os pneus desgastados. Mas Hamilton conseguiu voltar dos boxes na segunda colocação, atrás apenas de Vettel, a oito voltas do final da prova. E depois de dois giros, assumiu a liderança ao ultrapassar o alemão para assegurar a sua vitória no GP de Cingapura, em uma prova que terminou no limite das duas horas. Vettel, então, sustentou, o segundo lugar e foi ao pódio acompanhado de Ricciardo, o seu companheiro de equipe e terceiro colocado na prova. Alonso ficou em quarto lugar e Massa, sem conseguir acompanhar o ritmo dos ponteiros nas voltas finais, foi o quinto. O francês Jéan-Eric Vergne, da Toro Rosso, foi o sexto colocado, à frente do mexicano Sergio Perez, da McLaren, do finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, do alemão Nico Hulkenberg, da Force India, e do dinamarquês Kevin Magnusssen, da McLaren, que completaram, em ordem, a lista dos dez primeiros colocados do GP de Cingapura. Agora com Hamilton na liderança e com uma vantagem mínima para Rosberg, de apenas três pontos, a Fórmula 1 segue para a disputa da 15ª etapa desta temporada. No dia 5 de outubro, será realizado o GP do Japão, no circuito do Suzuka. Confira o resultado final do GP de Cingapura: 1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 60 voltas em 2h00min04s795 2) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 13s5 3) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - a14s2 4) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 15s3 5) Felipe Massa (BRA/Williams) - a 42s1 6) Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso) - a 56s8 7) Sergio Pérez (MEX/Force India) - a 59s0 8) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 1min00s6 9) Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - a 1min01s6 10) Kevin Magnussen (DIN/McLaren) - a 1min02s2 11) Valteri Bottas (FIN/Williams) - a 1min05s0 12) Pastor Maldonado (VEN/Lotus) - a 1min06s9 13) Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 1min08s0 14) Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso) - a 1min12s0 15) Marcus Ericsson (SUE/Caterham) - a1min34s1 16) Jules Bianchi (FRA/Marussia) - a 1min34s5 17) Max Chilton (ING/Marussia) - a 1 volta Não completaram: Jenson Button (ING/McLaren) Adrian Sutil (ALE/Force India) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)