Yves Herman/Reuters
Yves Herman/Reuters

Líder da MotoGP, Marc Márquez crava pole pela primeira vez na Holanda

Piloto da Honda faz volta mais rápida nos segundos finais do treino classificatório

Estadão Conteúdo

30 Junho 2018 | 11h10

Atual líder do Mundial de MotoGP, o espanhol Marc Márquez cravou neste sábado, em Assen, pela primeira vez a pole da etapa da Holanda da categoria máxima da motovelocidade. O piloto da Honda triunfou em um imprevisível treino de classificação para o grid, no qual só assegurou a ponta nos segundos finais ao cravar o tempo de 1min32s791.

+ Viñales mostra força e lidera treinos livres da MotoGP em Assen

Para se ter uma ideia do equilíbrio desta sessão qualificatória, Jorge Lorenzo, da Ducati, e Andrea Iannone, da Suzuki, eram os respectivos primeiro e segundo colocados quando faltavam apenas 30 segundos para o fim, mas o espanhol terminou somente em décimo lugar, enquanto o italiano ficou em nono.

Márquez garantiu a primeira posição com apenas 59 milésimos de segundo de vantagem sobre o britânico Cal Crutchlow, da LCR Honda, que assegurou o segundo lugar com o tempo de 1min32s832. A terceira posição ficou com o italiano Valentino Rossi, com 1min32s850 pela Yamaha, seguido também de perto pelo seu compatriota Andrea Dovizioso, da Ducati, com 1min32s870.

O espanhol Alex Rins, da Suzuki, foi o quinto colocado, com 1min32s933, e a segunda fileira do grid será fechada pelo espanhol Maverick Viñales, sexto ao cronometrar 1min32s984 com a sua Yamaha. O espanhol Aleix Espargaró, da Aprilia, o francês Johann Zarco (Yamaha), Iannone e Lorenzo completam, nesta ordem, o grupo dos dez primeiros.

Tetracampeão da MotoGP, Márquez lidera o Mundial deste ano com 115 pontos, enquanto Rossi é o segundo colocado, com 88. Viñales, com 77, é o terceiro na classificação do campeonato. Assen será palco da oitava etapa desta temporada, que conta com um total de 19 provas. A largada da corrida na Holanda está marcada para acontecer às 9 horas (de Brasília) deste domingo.

 

 

Mais conteúdo sobre:
Marc Márquez MotoGP [motovelocidade]

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.