Bela Szandelszky/AP
Bela Szandelszky/AP

Massa aguarda alta e brinca com volta de Schumacher

'Ele precisa saber se vou deixar', disse a Dino Altman; ao receber alta, ele deve ir para casa, em Mônaco

Livio Oricchio, enviado especial de O Estado de S. Paulo,

30 Julho 2009 | 10h02

BUDAPESTE - A recuperação de Felipe Massa continua evoluindo positivamente nesta quinta-feira. O piloto está no quarto com a família, recebe amigos e já quer saber quando vai sair do Hospital Militar de Budapeste.

Veja também:

forum VOTE - A Ferrari acerta ao escolher o alemão?

linkBarrichello recebe telefonema de Massa

linkSchumacher intensifica preparação física para voltar

linkImprensa e pilotos repercutem a volta de Schumacher

linkIrmão diz que Schumacher estava ansioso para retornar

especialEntenda como foi o acidente de Massa

mais imagens GALERIA DE FOTOS - Imagens do acidente

forum BLOG DO LIVIO - Leia mais sobre a F-1

Ao ser avisado de que será substituído por Michael Schumacher no GP da Europa, em Valência, o piloto brincou. "Precisa saber se vou deixar", disse a seu médico particular, Dino Altman.

Segundo o próprio Altman, em entrevista no fim da tarde desta quinta-feira (horário local), a recuperação de Massa evolui cada vez mais. Ele já tomou banho e alimentou-se normalmente. Como recebeu respiração artificial e ficou deitado por alguns dias, o brasileiro está fazendo exercícios respiratórios.

Massa, de acordo com Altman, já questiona sobre sua alta. Para isso, ele aguarda uma decisão dos médicos húngaros. Diante da evolução positiva no quadro do piloto, a equipe médica fará uma reunião na sexta-feira para decidir sobre a liberação.

A expectativa, inclusive, é de que ele vá direto para casa em Montecarlo, no principado de Mônaco, e não mais para outro hospital. No início da semana, chegou a ser cogitada uma transferência para Paris.

Tudo indica, agora, que Massa continuará sua recuperação no Principado de Mônaco. Os planos para o futuro e o período fora das pistas de Fórmula 1 ainda estão sendo estudados e devem ser divulgados quando Massa deixar o hospital.

As primeiras previsões são de que Massa fique afastado até o fim da temporada. Até que ele esteja prontamente recuperado, Schumacher usará a Ferrari número 3.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.