Massa vence GP da Turquia pela terceira vez consecutiva

Felipe Massa, da Ferrari, venceu deponta a ponta o GP da Turquia de Fórmula 1, neste domingo,conquistando sua terceira vitória consecutiva no circuitoturco, depois que a preocupação com os pneus diminuiu o ritmode Lewis Hamilton. O brasileiro recebeu a bandeira quadriculada 3,7 segundos àfrente do piloto de 23 anos da McLaren, que correu a maiorparte da prova com pneus duros e teve de fazer três paradas nobox contra duas de seu rival. Esta foi a sétima vitória de Massa na Fórmula 1, nocircuito anti-horário onde ele conquistou sua primeira em 2006,e sua segunda em cinco corridas nesta temporada. O atual campeão do mundo da Ferrari, Kimi Raikkonen, viusua vantagem na liderança do mundial diminuir de nove para setepontos após chegar em terceiro. O finlandês, o único piloto quemarcou pontos em todas as corridas desta temporada, agora tem35 pontos, Massa e Hamilton têm 28 cada um. A vitória de Massa é a quarta consecutiva da Ferrari esignifica que o GP da Turquia, que fez sua estréia na F1 em2005, até hoje só foi vencido pelo piloto que largou na poleposition. Três de suas vitórias aconteceram na Turquia, causandocomentários de que o brasileiro deveria mudar suanacionalidade. "Acho que já posso ter um passaporte turco", brincou ele. O polonês Robert Kubica chegou em quarto, à frente de seucompanheiro na BMW Sauber, Nick Heidfeld. O bicampeão mundial Fernando Alonso colocou a Renaultnovamente na zona de pontuação com o sexto lugar, enquanto oaustraliano Mark Webber foi o sétimo e marcou pontos em quatroprovas seguidas. O alemão Nico Rosberg conquistou o últimoponto para a Williams. PREOCUPAÇÃO COM OS PNEUS Massa liderou desde o início, enquanto Hamilton, vencedorda primeira prova da temporada, na Austrália, ultrapassou seucompanheiro de McLaren, Heikki Kovalainen, para assumir asegunda colocação, com Kubica logo atrás. O safety car entrou na pista no final da primeira voltaapós o italiano Giancarlo Fisichella, da Force Índia, teracertado a traseira da Williams de Kazuki Nakajima, na primeiracurva do circuito, deixando destroços na pista. Kovalainen, voltando às pistas após um grave acidente duassemanas atrás e fazendo sua primeira largada na primeira fila,ficou para trás após sua parada no box no final da segundavolta com um furo no pneu depois de tocar rodas com Raikkonen.Ele terminou em 12. Hamilton parou no box depois de 16 voltas e, então,ultrapassou Massa, que parou três voltas depois, de formabrilhante para assumir a liderança na volta 24. O britânico teve que fazer outra parada na volta 32, comMassa assumindo novamente a liderança até sua segunda e últimaparada para reabastecer, quando Raikkonen assumiu por trêsvoltas antes de Hamilton ficar à frente novamente. Mas Hamilton sabia que teria de voltar ao box mais uma vezpara usar o jogo de pneus macios, e acabou fazendo sua terceiraparada faltando 13 voltas para o final e voltou em segundo. Ron Dennis, chefe da McLaren, revelou posteriormente que asesperanças de o britânico vencer na Turquia já tinham sidocolocadas em dúvida por causa de preocupação com os pneus. "Heikki tocou rodas com Kimi e teve um corte lateral nopneu" afirmou ele sobre a falta de sorte de Kovalainnen. "Com Lewis, nós tivemos uma preocupação estrutural com ospneus." "Nós decidimos pela segurança e fizemos três paradas",acrescentou. "Houve alguma discordância interna e algunsacreditavam que seria possível fazer apenas duas paradas, masnós colocamos a segurança dos pilotos em primeiro", concluiuDennis. Hamilton disse que mesmo assim o time fez um ótimotrabalho. "A Bridgestone estava preocupada se os pneus iriam terproblemas, como aconteceu no ano passado", disse o britânico,cujo carro teve um pneu estourado na Turquia em agosto do anopassado. "Isso não nos deixou em uma posição forte para vencer acorrida. Mas se eu tenho um problema, lido com isso e o timetambém", acrescentou. O brasileiro Rubens Barrichello registrou o recorde de 157corridas e terminou em 14o lugar com seu Honda.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.