PUBLICIDADE

Publicidade

Max Verstappen comemora feito histórico na Fórmula 1

Holandês se tornou mais jovem a disputar uma sessão de fim de semana da categoria - ele foi o 12.º colocado do primeiro treino livre

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O holandês Max Verstappen fez história na Fórmula 1, nesta sexta-feira, ao se tornar o piloto mais jovem a disputar uma sessão de um fim de semana da categoria. Aos 17 anos recém-completados, o filho de Jos Verstappen, com passagem pela categoria, foi o 12.º mais rápido do primeiro treino livre do GP do Japão. Max substituiu o francês Jean-Eric Vergne, em um dos carros da Toro Rosso, e anotou o tempo de 1min38s157. Ao todo, ele completou 22 voltas no tradicional Circuito de Suzuka. "Estou muito feliz, curtir o momento e acho que esse era o objetivo hoje", comentou o jovem piloto. "Apenas tentei buscar um pouco de experiência e me acostumar com um carro de F1." Verstappen revelou que precisou de três voltas para se acostumar com o monoposto. "Precisei de duas ou três voltas para me adaptar, porque nunca tinha pilotado um carro deste tipo e esta era minha primeira vez aqui. Mas nas voltas finais eu já me sentia mais confortável", afirmou.

Max, de 17 anos, é filho do ex-piloto Jos Verstappen, que também correu na F-1 Foto: Toru Yamanaka/AFP

PUBLICIDADE

Na sua avaliação, o desafio maior foi lidar com a grande potência do carro, diferente dos que pilotou nas categorias de acesso à F1. "A potência e o motor realmente fazem toda a diferença. Mas também os freios, o volante. Tudo é completamente diferente. Por causa do torque, você precisa administrar bem a aceleração."

Confiante, Verstappen já se sente preparado para estrear na categoria. "Com certeza [estou pronto]. Eu ainda preciso de mais tempo no carro para me acostumar, mas eu ainda terei mais treinos livres pela frente e já estou ansioso. Claro que minha confiança está alta agora porque completei algumas voltas e estou mais por dentro do carro. Mas com certeza vou melhorando pouco a pouco. Estou chegando lá."

Depois da estreia no primeiro treino livre de Suzuka, o piloto holandês terá nova chance de pilotar um carro da Toro Rosso na primeira sessão do GP da Rússia, já no próximo fim de semana, no Circuito de Sochi.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.