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Mistura de inovação e saudosismo na nova Fórmula E

Corrida inaugural da categoria será neste sábado, em Pequim; grid de largada terá carros elétricos e sobrenomes famosos do automobilismo

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Por Ciro Campos e Diego Salgado
Atualização:

Uma mistura de saudosismo e inovação será a principal atrativo da primeira temporada da Fórmula E. A categoria da FIA tem a corrida inaugural neste sábado, naChina, e no grid vão estar sobrenomes famosos da década de 1980 na Fórmula 1 como Piquet, Senna e Prost, na direção de modernos carros elétricos porcircuitos de rua pelas principais cidades do mundo.

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A categoria tem como bandeiras o consumo consciente e o uso de energia limpa. A proposta dos organizadores é abrir para a indústria automobilística apossibilidade de pesquisar e aprimorar o uso de carros elétricos. A grande diferença da Fórmula E, inclusive, está no som. Movidos por bateria em vez decombustível, os carros terão motor silencioso.

"Sem o som, perdemos a referência para a troca de marchas, porque o barulho se confunde com o do vento", explicou o piloto Bruno Senna. Para as corridas,cada competidor terá dois carros à disposição, já que a bateria tem dura somente até a metade da prova, quando o piloto terá de ir aos boxes para trocar deveículo.

A organização da Fórmula E também se preocupou em diminuir outros gastos. Os pneus foram produzidos para aguentar toda a corrida, seja na chuva ou no temposeco. Por temporada uma equipe da categoria tem custo operacional de no máximo 5% do gasto de uma escuderia na Fórmula 1.

Todas as sessões livres de treinos, classificações e provas serão no mesmo dia, para prejudicar o mínimo possível o trânsito das cidades por onde a categoriavai passar. Os traçados de rua foram elaborados para passar por pontos turísticos. Na corrida da China, por exemplo, o circuito abrange áreas dos Jogos dePequim, em 2008. A temporada irá até junho o ano que vem e terá dez etapas, mas nenhuma delas será no Brasil.

Pelo regulamento, o carro tem 150kw de potência e vai exigir moderação na hora de acelerar. "É necessário distribuir a potência ao longo das curvas conformea estratégia para que a bateria não acabe muito cedo. Todos os carros da categoria são iguais e vamos ter grande equilíbrio", disse o brasileiro Lucas di Grassi.

O terceiro brasileiro da categoria é Nelsinho Piquet. Assim como os outros dois compatriotas, o filho do tricampeão mundial integra a lista dos 11 pilotosque passaram pela Fórmula 1 e estão confirmados na nova categoria. "Um dia os carros de corrida teriam essa categoria. Era uma questão de juntar um projeto,ideias, investidores e um bom administrador", disse.

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Além de Piquet e de Bruno Senna, o francês Nicholas Prost, filho de Alain Prost, é outro presente na grid a ser herdeiro de um ídolo das pistas. "Tersobrenomes de peso é legal na categoria e sem dúvida cria uma nostalgia para quem gosta de automobilismo", admitiu Bruno.

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