AP Photo
AP Photo

Morre piloto Dan Gurney, que venceu corridas na F-1, F-Indy e Nascar

Lenda também obteve vitória nas 24 horas de Le Mans e iniciou comemorações com champagne

Estadão Conteúdo

15 Janeiro 2018 | 10h38

Uma das lendas do automobilismo mundial, o norte-americano Dan Gurney morreu na noite deste domingo, após sofrer com complicações de pneumonia, aos 86 anos. Gurney fez longa carreira nas pistas, com vitórias em provas da Fórmula 1, Fórmula Indy, Nascar e 24 Horas de Le Mans.

+ Rally Dakar chega à Bolívia e pilotos encaram protesto e altitude em La Paz

+ Interlagos recebe sistema de iluminação para provas noturnas

A morte foi confirmada pela esposa de Gurney, Evi. "Com seu último sorriso, em seu belo rosto, Dan pilotou em direção ao desconhecido nesta noite", disse o comunicado divulgado pela esposa e familiares.

Gurney começou sua carreira em 1955 e venceu em quase todas as categorias que disputou. Na Fórmula 1, pilotou pela Ferrari, BRM, Porsche e Brabham. Depois, formou sua própria equipe, pela qual venceu o GP da Bélgica de 1967. Foi a primeira vez que um americano venceu uma prova da categoria em seu próprio carro.

No mesmo ano, se juntou ao também piloto AJ Foyt para vencer a tradicional 24 Horas de Le Mans no modelo Ford GT40. Ele se aposentou do automobilismo em 1970 após somar 51 vitórias em diferentes categorias.

O norte-americano também ficou conhecido por uma inovação na modalidade, ao estourar uma garrafa de champagne em suas comemorações.

Mais conteúdo sobre:
automobilismo Dan Gurney

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.