Joel Robine/AFP
Joel Robine/AFP

Mundo da velocidade lamenta morte de fundador da Ligier

Guy Ligier tinha 85 anos e era conhecido pela equipe de F1 que montou em 1976

Estadão Conteúdo

24 de agosto de 2015 | 17h13

O automobilismo francês perdeu um dos seus grandes nomes. O ex-piloto e ex-dono de equipe na Fórmula 1 Guy Ligier faleceu aos 85 anos. As causas da morte daquele que foi proprietário da equipe Ligier não foram reveladas, mas seu falecimento provocou comoção. "Estou muito chateado. Eu estive muito próximo de Guy durante todo o seu tempo na Fórmula 1", lamentou Bernie Ecclestone, chefão da Fórmula 1.

Inicialmente ligado ao esporte por ser um jogador de rúgbi, Guy Ligier começou a sua carreira de piloto em provas de rali e depois disputou 12 provas na Fórmula 1, entre 1966 e 1967. Em 1976, ele fundou a equipe Ligier, que teve como seu último grande resultado a vitória no GP de Mônaco de 1996, com o francês Olivier Panis.

A Ligier disputou 326 provas na Fórmula 1 entre 1976 e 1996, com nove triunfos, nove pole positions e 50 pódios, dando chances a grandes nomes do automobilismo francês, como Jacques Laffite, Patrick Depailler e Didier Pironi.

"Hoje é um dia triste. Guy foi uma figura fundamental fomento do automobilismo francês", lembrou Jean Todt, o presidente da Federação Internacional de Automobilismo.

Em 1996, a Ligier foi adquirida pelo ex-piloto francês Alain Prost, que deu seu nome para a equipe, que passou se chamar Prost GP, com o qual competiu por cinco anos antes de ser dissolvida.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.