PUBLICIDADE

Publicidade

Vettel desbanca Mercedes na Austrália e Ferrari volta a vencer após 1 ano e meio

Com estratégia arriscada, alemão superou o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, que largou na frente

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O piloto alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, ganhou o Grande Prêmio da Austrália, a primeira corrida da temporada 2017 da Fórmula 1. Ele desbancou o campeão de 2015, Lewis Hamilton, da Mercedes, que largou na primeira colocação. A escuderia italiana quebrou um jejum de um ano e meio sem vitórias.

Vettel conseguiu o triunfo graças a uma acertada estratégia de realizar a sua única parada na corrida depois de Hamilton. O alemão teve a 43ª vitória de sua carreira, um ano e meio depois de vencer o GP de Cingapura, o último também alcançado pela Ferrari. 

Vettel colocou fim ao período mais longo sem vitórias desde sua primeira conquista na carreira, em 2008 Foto: Brandon Malone/Reuters

PUBLICIDADE

Ele também colocou fim ao período mais longo sem vitórias desde sua primeira conquista, em 2008. "A gente leva a mensagem que estamos aqui para lutar, após um inverno difícil", afirmou a repórteres ainda no pódio.

Hamilton terminou a corrida em segundo lugar. Em terceiro ficou o piloto finlandês Valtteri Bottas, também da Mercedes.

A próxima corrida será o GP da China, em 9 de abril.

A corrida

Hamilton partiu na primeira posição e manteve essa posição privilegiada, intercalando com Vettel a colocação neste primeiro momento da corrida.

Publicidade

O título em Melbourne acabaria sendo decidido na volta 18 (de 57), quando Hamilton entrou nos boxes para trocar de pneus e ao regressar ficou atrás do holandês Max Verstappen, da Red Bull.

Apesar de ir mais rápido que o holandês, o Polito inglês não foi capaz de tomar de novo a dianteira e Vettel aguentou até a volta 24 sem entrar nos boxes. Essa diferença foi fundamental para que ele ganhasse seis segundos ante Hamilton.

Quando Vettel regressou à pista, já o fez na frente de Hamilton e somente teve de manter a posição para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.

Além de quebrar o jejum de um ano e meio sem vitórias, Vettel conseguiu se livrar de um tabu para a Ferrari. A escuderia italiana não vencia em Melbourne desde 2007, quando o finlandês Kimi Raikkonen ganhou o GP australiano.

PUBLICIDADE

Aliás, o finlandês terminou a corrida em quarto, na frente de Verstappen. Felipe Massa, da Williams, terminou em sexto lugar.

Confira a classificação final do GP da Austrália:

1.º - Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) 2.º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes)  3.º - Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) 4.º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 5.º - Max Verstappen (HOL/Red Bull) 6.º - Felipe Massa (BRA/Williams) 7.º - Sergio Perez (MEX/Force India) 8.º - Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso) 9.º - Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso) 10.º - Esteban Ocon (FRA/Force India) 11.º - Nico Hülkenberg (ALE/Renault) 12.º - Antonio Giovinazzi (ITA/Sauber) 13.º - Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren)

Publicidade

-- Não completaram a corrida -- - Fernando Alonso (ESP/McLaren) - Kevin Magnussen (DIN/Haas) - Lance Stroll (CAN/Williams) - Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - Marcus Ericsson (SUE/Sauber) - Jolyon Palmer (ING/Renault) - Romain Grosjean (FRA/Haas)