Nova categoria da FIA deve ter etapa no Rio

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) oficializou nesta segunda-feira a criação de uma nova categoria, a Fórmula E. O campeonato destinado apenas a carros elétricos está previsto para começar em 2014, sendo que uma das etapas do calendário deve acontecer no Rio.

AE, Agência Estado

27 de agosto de 2012 | 13h34

Apresentada como "o futuro da indústria automobilística", a Fórmula E será um campeonato com carros de alta velocidade movidos exclusivamente pela eletricidade. A ideia é que sejam feitas corridas de demonstração no ano que vem e a disputa comece mesmo em 2014.

Para administrar a nova categoria, a FIA acertou um contrato de licença comercial com um consórcio internacional de investidores, a Formula E Holdings (FEH). No plano inicial, o campeonato terá 10 equipes e 20 pilotos, com etapas em grandes cidades do planeta.

O Rio é um dos candidatos para receber uma etapa da Fórmula E. Na semana passada, o presidente da FIA, Jean Todt, teve um encontro com o prefeito da cidade, Eduardo Paes, que disse ser "espetacular" a proposta de fazer uma pista de rua na região da Marina da Glória.

"Somos muito gratos às autoridades do Rio pelo entusiasmo em receber nosso campeonato. Nós estamos muito ansiosos para correr nesta cidade maravilhosa em 2014", afirmou o presidente executivo da FEH, o espanhol Alejandro Agag, após o encontro com Eduardo Paes.

"Essa nova competição no coração das grandes cidades certamente vai atrair um grande público. Essa categoria vai oferecer entretenimento e uma oportunidade da FIA mostrar seus valores e objetivos com energia limpa, mobilidade e sustentabilidade", disse Todt.

Tudo o que sabemos sobre:
automobilismoFIAFórmula E

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.